Compreenda a relevância da vitamina D no outono

A vitamina D é um nutriente essencial para o funcionamento adequado do organismo. Uma de suas funções mais importantes é facilitar a absorção de cálcio e fósforo no intestino, contribuindo para a saúde óssea ao longo da vida.

12/05/2025 13:47

3 min de leitura

Compreenda a relevância da vitamina D no outono
(Imagem de reprodução da internet).

A vitamina D é um nutriente essencial para o funcionamento adequado do organismo. Uma de suas funções mais importantes é facilitar a absorção de cálcio e fósforo no intestino, contribuindo para a saúde óssea ao longo da vida. Além disso, ela também tem impacto na saúde imunológica, pressão arterial e bem-estar emocional.

Dessa forma, é muito importante garantir a ingestão desse nutriente. “A absorção de vitamina D deve ser realizada durante todo o ano e, especialmente, em estações mais amenas e frias, como é o caso do outono e inverno”, afirma a Dra. Jackeline Barbosa, vice-presidente da Área médico-científica da Herbarium, indústria farmacêutica de fitoterapia.

Com a chegada do outono, os dias ficam mais curtos devido à menor incidência de luz solar, sobretudo nas regiões sul e sudeste, o que afeta a produção dessa vitamina. Além disso, as pessoas passam menos tempo ao ar livre, preferindo ambientes internos mais quentes. é fundamental aumentar a atenção com os níveis de vitamina D para prevenir a deficiência.

Leia também:

Exposição solar para obtenção de vitamina D.

A exposição solar é uma das principais fontes para a obtenção da vitamina D no organismo, sendo responsável por aproximadamente 80% a 90% da manutenção dos níveis diários adequados à saúde. Esse nutriente é sintetizado na pele, quando ocorre a exposição aos raios UVB, e a exposição de mãos, rosto e braços ao sol por 10 a 15 minutos diários é suficiente para ativar essa produção em crianças e adultos.

Entretanto, a quantidade de vitamina D produzida por essa exposição depende do horário do dia, do local de residência (intensidade da incidência solar) e do tom de pele.

Vitamina D em diferentes fases da vida

Crianças e adolescentes que realizam atividades ao ar livre pelo menos duas ou três vezes por semana costumam obter a quantidade total de vitamina D necessária. Em idosos, a capacidade de sintetizar o nutriente através da exposição solar é reduzida, devido à perda progressiva da eficiência da pele na síntese da vitamina D.

Devido à relevância dessa vitamina para diversas funções do organismo e a limitação da exposição solar diária, a suplementação desempenha um papel importante na manutenção da saúde, desde que prescrita adequadamente por um médico.

Outras fontes de vitamina D

Uma das formas de obter a vitamina D é através de uma alimentação saudável, com o consumo de peixes, como salmão, sardinha e atum, fígado e gema de ovo, entre outros. Contudo, em alguns casos, o médico pode recomendar a suplementação. “A suplementação de vitamina D é essencial, principalmente durante os meses mais frios, em que a exposição ao sol é reduzida”, reforça a Dra. Jackeline Barbosa.

Consequências da deficiência de vitamina D

A médica ressalta que a deficiência dessa vitamina pode levar, a longo prazo, ao desenvolvimento de doenças. Em crianças, a carência de vitamina D é uma das causas de raquitismo, enquanto na idade adulta está associada principalmente a doenças crônico-degenerativas, autoimunes, cardiovasculares e ósseas; e em idosos, à osteoporose e risco de fraturas. Investir em hábitos saudáveis e na boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças, conclui.

Por Andressa Aricieri

Fonte: Carta Capital

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)