Internet e Redes Sociais

Compreenda que X (anteriormente Twitter) é o líder em desinformação na União Europeia.


Compreenda que X (anteriormente Twitter) é o líder em desinformação na União Europeia.
(Foto Reprodução da Internet)

O x, antigo Twitter, está novamente envolvido em acusações sobre propagação de desinformação. Um relatório da TrustLab, que atua para auxiliar na relação entre as mídias sociais e os governos, aponta que a empresa de Elon Musk é a plataforma com a maior proporção de desinformação na União Europeia, seguida pelo Facebook.

leia mais

A rede social X está mais uma vez sendo acusada de permitir discursos de ódio em sua plataforma.

A plataforma do X tem sido objeto de críticas por não tomar medidas suficientes para combater a disseminação de conteúdo odioso, que muitas vezes culmina em ataques e ameaças contra indivíduos e grupos marginalizados.

Embora a empresa tenha implementado políticas e mecanismos destinados a combater o discurso de ódio, muitos usuários criticam a falta de efetividade na aplicação dessas medidas. Além disso, algumas ações corretivas, como remover contas que propagam discursos de ódio e desativar plataformas usadas para promover essas mensagens, têm sido consideradas insuficientes por ativistas e especialistas em direitos humanos.

A preocupação com a disseminação de discursos de ódio nas redes sociais é cada vez maior, à medida que essas plataformas se tornam espaços onde opiniões intolerantes e preconceituosas são normalizadas e disseminadas. É urgente que o X, assim como outras redes sociais, intensifique seus esforços na moderação e implemente medidas mais assertivas para combater esse problema.

Combater o discurso de ódio online é essencial para promover um ambiente virtual seguro e inclusivo. As empresas de rede social devem assumir sua responsabilidade nesse sentido e tomar medidas mais efetivas na luta contra o racismo, misoginia e outras formas de discriminação que se espalham em suas plataformas.

Fim do tweet! Termo do X (antigo Twitter) será abolido; veja novo nome

Elon Musk pode ter comprometido a privacidade de usuários no Twitter; entenda

x não está atuando para combater a desinformação.

O documento indica que o antigo Twitter ainda possibilita um engajamento maior desses posts falsos comparando com outras redes sociais que foram pesquisadas, tais como TikTok, YouTube e Facebook.

Os reguladores europeus estão utilizando as conclusões do relatório, que analisou postagens em todos os estados- membros da UE, como meio de pressionar o X a tomar medidas para prevenir a disseminação de desinformação.

Dentro do espaço europeu, a plataforma consentiu em fazer parte de um acordo junto com empresas como Meta, Microsoft e Google, o qual estabelece novas normas para as redes sociais.

Contudo, em maio de 2023, a empresa rescindiu o acordo.

As informações são da The Verge.

Anticipo mais atribuições ao antigo Twitter.

A postura do X tem sido alvo de duras críticas por parte das autoridades europeias. A rede social foi acusada de apresentar relatórios “carentes de dados, sem informações sobre compromissos para capacitar a comunidade de checagem de fatos”.

O acordo que as empresas de mídias sociais assinaram é visto como um precedente para a nova Lei de Serviços Digitais da UE, mesmo sendo voluntário. A referida legislação entrou em efeito em agosto e todas as redes sociais, incluindo o Twitter antigo, terão que se adequar completamente no começo do ano subsequente, com risco de serem punidas.

Grandes plataformas que várias vezes violam o código e não implementam adequadamente medidas para mitigar risco, podem enfrentar multas de até 6% de sua receita global.

O mais recente relatório coloca ainda mais pressão sobre a plataforma de Musk. O próprio bilionário foi cobrado pelas autoridades do bloco europeu.

O Sr. Musk sabe que não está livre das responsabilidades ao abandonar o código de prática. Existem obrigações de acordo com a lei. Portanto, minha mensagem para o Twitter/X é que você precisa seguir as regras. Estaremos acompanhando suas ações.

Outras empresas têm adotado uma costura diferente

O comportamento do X vai de encontro ao que é observado por outras empresas. O Google, por exemplo, relata ter removido mais de 140 mil anúncios políticos na UE “por falha no processo de verificação de identidade”, ao passo que a Microsoft limitou ou bloqueou a criação de 6,7 milhões de contas falsas no LinkedIn no primeiro semestre deste ano.

o TikTok, por sua vez, afirmou ter removido mais de 140 mil vídeos por infringir sua política de desinformação, enquanto a Meta aplicou rótulos de verificação de fatos a mais de 40 milhões de conteúdos no Facebook e no Instagram.


🔥 Recomendado para voçê 🔥