Cinema e Streaming

Compreenda tudo sobre o episódio final de Attack on Titan


Compreenda tudo sobre o episódio final de Attack on Titan
(Foto Reprodução da Internet)

Finalmente, o último episódio de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) foi exibido na TV japonesa. No Brasil, a série está disponível no streaming Crunchyroll, que também transmitiu o final do anime com legendas em português brasileiro. A versão dublada será lançada em breve.

O final do filme dura quase 1 hora e meia e surpreende os espectadores com muitas reviravoltas. Os personagens principais se despedem emocionados. Quer saber todos os detalhes desses momentos emocionantes? Leia abaixo, mas cuidado com os spoilers!

Continua depois da publicidade

Você pode assistir ao episódio final de Attack on Titan no Crunchyroll.

No final do anime Attack on Titan, ocorrem diversos eventos decisivos.

Antes de se aprofundar no episódio final, é preciso dizer que o encerramento de Attack on Titan foi dividido em duas partes. O primeiro especial havia sido transmitido no início de setembro, deixando um cliffhanger interessante para ser desenvolvido a partir da segunda e última parte.

Continua depois da publicidade

Para recapitular, a trama da 4ª temporada aborda a saga de Eren Yeager, que deseja encontrar alguma maneira de acabar com todas as guerras por ter visto os rumos da humanidade. Para isso, o personagem arquiteta um plano na tentativa de enfrentar todo o mal que estava fora da Ilha Paradis para finalmente encontrar a paz.

No final, ficou mais claro o que o protagonista queria fazer depois do genocídio em massa ocorrido. A segunda parte do final começa com uma luta entre os sobreviventes humanos e Eren, com muita ação.

No entanto, com o decorrer do tempo, algumas informações foram reveladas. A primeira delas é que Eren conseguiu vislumbrar um futuro sombrio e, por esse motivo, estava determinado a executar todas as ações na Ilha Paradis. Descobre-se que Eren estava preso em um ciclo interminável, no qual desencadeava novas guerras para acabar com as já existentes, gerando um ciclo vicioso.

Enquanto isso, Mikasa e os outros estavam lutando contra Eren, que estava no corpo de um gigante, para tentar libertar Ymir do seu controle. Zeke, convencido por Armin a mudar de lado, ajudou a equipe antes de ser morto por Levi. Finalmente, a equipe conseguiu fazer Armin se transformar, causando uma grande explosão, e Mikasa cortou a conexão entre Eren e o Titã Fundador.

A história do personagem principal termina quando sua amiga corta sua cabeça e fica com seu crânio. No anime, também é mostrada a polêmica cena em que Mikasa beija a cabeça morta de Eren, que já tinha acontecido nos mangás.

Essa questão faz com que outras revelações aconteçam, deixando mais evidentes as intenções de Eren. No fundo, Eren tentou alertar seus amigos antes que a luta chegasse ao fim sobre a destruição da humanidade. No fundo, o personagem queria que todos fossem considerados mártires e heróis.

Mikasa fica chocada quando percebe que Eren tinha medo do mundo lá fora, pois imaginava todas as possíveis consequências negativas. Ele queria garantir que ele e seus amigos fossem compreendidos antes de morrer.

A procura pela paz persiste

Depois dessa grande guerra, passam-se três anos desde o Rugido da Terra, que deixou apenas 20% da humanidade viva. Armin e seus amigos retornam a Eldia para se juntar a outros grupos pacifistas de nações aliadas, buscando encontrar maneiras de acabar com as guerras que ainda acontecem no mundo. Mesmo com toda destruição, ainda há conflitos ocorrendo por todo o globo.

A história nos conta sobre o que os Yeageristas em Eldia pretendem. De acordo com essa informação, todos esperam por um novo ataque do mundo externo ao país. Se Eren realmente se tornar um mártir, a sociedade continuará avançando da mesma forma, participando de mais guerras, genocídios e exterminações.

Apesar disso, alguns personagens têm finais felizes, como Mikasa, Levi e Armin, que continuam vivos. É um final agridoce para quem torceu pelo protagonista, mesmo que sua visão otimista fosse diferente.

A cena pós-créditos de Attack on Titan

Vale ressaltar, também, que o anime também possui uma cena pós-créditos, que mostra a conexão de Mikasa e Eren após todos os conflitos. Logo após o final da grande batalha, Mikasa leva o que sobrou do corpo de Eren para ser enterrado sob a árvore em que ele gostava de ficar quando criança.

No final do filme, vemos que o desejo de Eren se tornou realidade: Mikasa nunca esqueceu o personagem e continuou a visitar o túmulo dele ao longo dos anos. Pelas imagens, entendemos que Mikasa construiu uma família, mas ainda fazia questão de visitar o túmulo do seu grande amigo e amor de sua vida.

Um salto temporal também mostra que mais conflitos assolaram a região. O local é povoado com grandes prédios e tecnologia de ponta, mas tudo ao redor da árvore vira ruínas devido aos conflitos dos seres humanos.

No final, vemos um menino e seu cachorro andando pela região devastada e tomada por vegetação. A árvore em que Eren foi enterrado permanece no lá, gigante e majestosa, como um titã. Enquanto a cena final serve como um belo encerramento para o polêmico capítulo final da obra, também temos espaço para pensar no futuro: afinal, com tantos conflitos na região, Attack on Titan ganhará uma sequência ou produções derivadas? Resta agora aguardar pelo futuro.

Você pode assistir todas as temporadas de Attack On Titan no Crunchyroll.


🔥 Recomendado para voçê 🔥