Estimativa da Safra de Cana-de-Açúcar no Brasil 2025/26
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira (4) uma estimativa da safra de cana-de-açúcar do Brasil para o período 2025/26, projetando um total de 666,45 milhões de toneladas. Essa estimativa representa uma redução de 0,35% em relação à projeção anterior, divulgada em agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Conab atribui essa leve queda a problemas climáticos que afetam a colheita, especialmente na região do centro-sul do país, que está em fase final de produção.
A estimativa para a safra de cana do centro-sul, responsável pela maior parte da produção nacional, foi revisada para 607,4 milhões de toneladas, com uma queda de 0,39% em comparação com a projeção anterior. A Conab destaca que as condições climáticas adversas, incluindo a escassez hídrica, chuvas irregulares e o excesso de calor durante o desenvolvimento das lavouras, influenciaram negativamente a produção de cana no centro-sul em 2025/26.
LEIA TAMBÉM!
A Conab prevê que a colheita será realizada em 8,97 milhões de hectares, um aumento de 2,4% em relação à área colhida na safra anterior. No entanto, a produtividade média da cana, estimada em 74.259 kg/ha, apresentou uma queda de 3,8% em comparação com a safra anterior.
Essa redução na produtividade impactou o total de produção da cana no Brasil.
Para a região Norte/Nordeste, a Conab projeta uma produção de 59 milhões de toneladas, um crescimento de 1,1% em relação à safra passada. A Conab também elevou a projeção de produção de açúcar do centro-sul e do Brasil, para 41,34 milhões e 45,02 milhões de toneladas, respectivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relação ao etanol, a Conab manteve a previsão de produção total de etanol (de cana e milho) no centro-sul em 33,5 bilhões de litros, representando uma queda de 4,1% em comparação com a safra anterior. A produção total no Brasil foi estimada em 36,16 bilhões de litros, com uma redução anual de 2,8%.
O crescimento na produção de etanol é impulsionado pelo aumento na fabricação do biocombustível a partir do milho.
