Conclave: Visualização de esboço para garantir o sigilo na Capela Sistina
Cardeais devem fornecer telefones celulares; autoridades realizam levantamento.

Técnicos do Vaticano finalizam a preparação da Capela Sistina para receber o conclave, a eleição secreta que determinará o próximo papa, assegurando que tudo que ocorrer no local permaneça em sigilo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na quarta-feira, 13, 133 cardeais com menos de 80 anos de idade entrarão na capela para a primeira votação. Eles caminharão sobre um piso recém-instalado, elevado para criar uma plataforma até o altar, que é vários degraus mais alto do que o restante da capela.
A informação sobre o que se encontra sob esse piso temporário, além da passagem para eletricidade e sistemas de som, depende do funcionário do Vaticano.
LEIA TAMBÉM:
● Voos para Paquistão e Índia foram cancelados devido à escalada do conflito
● Índia x Paquistão: Compare os cenários antes e depois dos locais afetados por ataques
● Conclave: Recorde quando o Brasil quase teve um papa
Pode haver ou não dispositivos de bloqueio de sinal ali. Esses artefatos também podem estar próximos das janelas superiores da capela, que se encontram a uma altura de aproximadamente 20 metros.
Para assegurar que não haja vigilância ou tentativas de obtenção de informações, são utilizadas películas em janelas para impedir a visualização por câmeras de drones e telhas específicas para bloquear sinais de telefones celulares, sendo essa prática estritamente proibida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2013, foi amplamente divulgado que uma gaiola de Faraday havia sido instalada. Esses dispositivos podem aumentar a segurança das comunicações, protegendo-as contra campos eletromagnéticos.
Na quarta-feira (7), o escritório do governador da Cidade do Vaticano comunicou aos “Prezados Clientes” que as torres de telefonia celular serão desativadas às 15h, horário local (10h de Brasília), e permanecerão desligadas até o anúncio do novo papa.
A cidade-Estado, contudo, é cercada por Roma, e não ficou claro se o Vaticano está tomando alguma medida para bloquear as conexões com as torres telefônicas fora de seus muros.
Cardeais protegidos “em todos os momentos”
Os cardeais estavam hospedados na residência de Santa Marta, que possui aproximadamente 130 quartos, e em outra residência vizinha mais antiga.
A residência principal de Santa Marta foi desocupada de seus hóspedes e residentes na semana passada, para que a equipe de segurança realizasse uma varredura eletrônica da área.
A porta principal foi fechada e uma placa indicou que os cardeais deveriam utilizar a entrada lateral à esquerda, segundo um hóspede recente que preferiu não se identificar.
A conexão Wi-Fi na residência apresentava sinais significativamente mais fracos do que o habitual na segunda-feira.
Um ex-funcionário do Vaticano declarou que a cidade-Estado possui seus próprios sistemas de detecção de drones e recebe assistência regular da Itália.
Os gendarmes e os guardas suíços acompanharão os ônibus que transportarão os cardeais entre a residência e a capela. Se desejarem, os prelados poderão caminhar a curta distância, contornando o lado de trás da Basílica de São Pedro.
Será criado um envelope de proteção em torno dos cardeais o tempo todo, informou uma fonte familiarizada com alguns dos procedimentos de segurança. “Se eles decidirem caminhar pelos jardins ou fumar do lado de fora, ninguém poderá se aproximar deles”, acrescentou.
Os assistentes, como padres, cozinheiros, zeladores, motoristas e demais atendentes, já prestaram um compromisso de “observar sigilo absoluto e perpétuo” em relação a tudo que presenciarem ou ouvirem.
A Igreja aplicará a excomunhão automática em caso de quebra do sigilo.
Fonte: CNN Brasil