Concurso de fotografia exibe cientistas em ação; confira os vencedores
Competições elevam o trabalho desafiador que os profissionais realizam em todo o mundo.

Uma bióloga observando baleias em fiordes noruegueses, um telescópio gigante cercado por céus deslumbrantes e um cientista segurando minúsculos girinos são entre as principais imagens vencedoras da edição deste ano do concurso Nature Scientist at Work.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seis imagens foram selecionadas entre mais de 200 inscrições enviadas para a competição, que celebra o trabalho diverso, fascinante e desafiador que cientistas realizam em todo o mundo. O concurso, em seu sexto ano, é julgado por uma equipe da revista Nature, organizadora do evento.
A foto vencedora geral foi capturada por Emma Vogel, estudante de doutorado na Universidade de Tromsø. A imagem mostra o bióAudun Rikardsen observando a água ao redor de embarcações de pesca no norte da Noruega em busca de baleias, com uma pistola de ar comprimido para aplicar etiquetas de monitoramento nos animais marinhos.
Leia também:

Festival de Cannes estabelece proibição de nudez no tapete vermelho

Em 1999, Salma Hayek surgiu com um cardigã de pelo no Festival de Cannes

Como criar um visual para Lady Gaga? Equipe brasileira responde
“Era possível sentir o odor de sua respiração”, declarou Vogel sobre as baleias, em comunicado de imprensa divulgado nesta terça-feira (13). “E você consegue ouvi-las antes mesmo de vê-las, o que é sempre algo impressionante.”
As fotografias vencedoras apresentam cientistas em ambientes gelados e quentes. Uma delas ilustra pesquisadores cortando um núcleo de gelo no arquipélago de Svalbard; a outra revela uma bióloga com pequenos peixes dourados na Floresta Nacional de Lassen, na Califórnia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma imagem revela um cientista próximo a um balão meteorológico em meio à névoa no Monte Helmos, na Grécia, enquanto outra captura o grande Telescópio do Polo Sul na estação Amundsen-Scott, iluminado por uma aurora no céu.
A última imagem vencedora apresenta a silhueta de um homem entrando em uma cabana, com o céu estrelado da Sibéria Oriental ao fundo. Seu colega, o fotógrafo Jiayi Wang, comentou que, embora o local remoto onde trabalham seja belíssimo, os longos períodos ali também podem ser monótonos. “Não tem rede lá. E a única coisa que você pode fazer é observar as pedras”, declarou no comunicado.
Brasileira é premiada em “Oscar” da fotografia mundial.
forma clara
Veja imagens do concurso Fotógrafo Subaquático do Ano
Fonte: CNN Brasil