Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Conflito no Oriente Médio atinge o 5º dia com recentes trocas de ataques aéreos entre Israel e Irã

Conflito no Oriente Médio atinge o 5º dia com recentes trocas de ataques aéreos entre Israel e Irã

Ataques se sucedem após um dia de ofensiva israelense, em que as Forças Armadas do país demonstram crescente confiança e determinaram a evacuação de áreas de Teerã.

Por: Redação ZéNewsAi

16/06/2025 22:33

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A guerra no Oriente Médio atingiu o quinto dia com novos confrontos aéreos entre Irã e Israel. Na segunda-feira (16), alarmes de defesa aérea foram ativados em Teerã, assim como em Tel Aviv e no centro de Israel. Ainda não há informações sobre vítimas. A agência estatal iraniana Fars reportou que houve explosões na zona leste de Teerã. Inicialmente, por volta da madrugada de terça-feira (noite de segunda no Brasil), o Exército israelense acionou o protocolo de defesa contra ataques aéreos, que foi desativado em seguida. Os ataques se sucedem após um dia de ofensiva israelense, em que as Forças Armadas do país demonstram maior confiança, ordenando a evacuação de áreas de Teerã, antecipando um ataque ao complexo da televisão estatal e reivindicando “superioridade aérea total”, permitindo atingir diversos alvos.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que Israel está “transformando o rosto do Oriente Médio” com seu ataque sem precedentes contra o Irã. Os iranianos percebem “que o regime é muito mais frágil” do que pensavam, comentou Netanyahu, ao lembrar que Israel atingiu a cúpula militar iraniana. “Os eliminamos um a um.” Matar o líder supremo do Irã “encerraria o conflito” entre os dois países, afirmou ao canal ABC News. O primeiro-ministro participou de uma coletiva de imprensa transmitida pela TV, horas após um bombardeio contra a sede da TV estatal iraniana em Teerã. Câmeras registraram o momento em que uma apresentadora deixou rapidamente o estúdio, enquanto parte do teto se soltava e uma poeira densa se espalhava, segundo vídeos divulgados por veículos iranianos.

Outros ataques envolveram o quartel-general da Força Quds, unidade de elite do Irã, em Teerã, e instalações de mísseis no oeste do país persa. A extensão dos óbitos ou prejuízos não pôde ser verificada prontamente de forma independente. Anteriormente, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu chegou a considerar a possibilidade de eliminar o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Em Teerã, os moradores avaliaram se deveriam se abrigar ou abandonar a cidade, enquanto os postos de combustível ficaram sem combustível e os serviços de internet e telefone foram interrompidos.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Desde o início dos ataques de Israel ao Irã na sexta-feira, 13, as forças israelenses ceifaram a vida de pelo menos 224 pessoas no Irã, segundo o Ministério da Saúde iraniano, e deixaram mais de 1.400 feridos. Em Israel, o governo informou que 24 indivíduos perderam a vida e aproximadamente 600 pessoas ficaram feridas. Simultaneamente, no Canadá, ocorreu a cúpula do G7, e o presidente americano, Donald Trump, reiterou o apelo para que o Irã dialogasse, afirmando que “é tarde demais”. O chanceler iraniano, Abbas Araqchi, destacou que Washington poderia interromper os ataques de Israel com “um telefonema”, e que isso “abriria o caminho para o retorno à diplomacia”. Na noite de hoje, o Irã solicitou a evacuação dos canais de TV israelenses N12 e N14.

A guerra deve ser lembrada.

O conflito entre Israel e Irã iniciou-se na última sexta-feira (13), quando o Exército de Israel lançou um ataque sem precedentes contra o Irã com o objetivo declarado de impedir que o país adquirisse armas nucleares. Após décadas de uma guerra indireta e de operações pontuais, esta é a primeira vez que os dois países se enfrentam militarmente de forma intensa. O Exército israelense detectou hoje mísseis lançados do Irã em direção ao norte do país, e pediu que os moradores buscassem refúgio. Horas antes, a república islâmica atacou várias cidades de Israel, onde morreram pelo menos 11 pessoas, segundo os serviços de emergência.

Imagens de Tel Aviv, capturadas pela AFPTV, revelam edifícios danificados, com bombeiros buscando sobreviventes. Os ataques também atingiram Petah-Tikva, Bnei-Brak, próximos a Tel Aviv, e Haifa, no norte do país. Os ataques de Israel resultaram em pelo menos 224 mortos desde sexta-feira e mais de mil feridos no Irã, informou o Ministério da Saúde no domingo. No lado israelense, o número de vítimas aumentou para 24 mortos desde sexta-feira, segundo o gabinete do primeiro-ministro.

Israel e as potências ocidentais acusam o Irã de buscar desenvolver armas nucleares, o que Teerã nega, afirmando que defende seu direito de desenvolver um programa nuclear civil. Os ataques de Israel atingiram, entre outros, o complexo de enriquecimento de urânio de Natanz, localizado no coração do país, cuja área superficial foi danificada, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A campanha aérea israelense contra o Irã resultou na morte de altos funcionários do regime iraniano, incluindo o chefe da Guarda Revolucionária e o comandante do Estado-Maior do Exército, além de nove cientistas do programa nuclear.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Conflito AéreoGuerra Irã IsraelIsrael IrãOriente Médio
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!