Congresso de El Salvador autoriza a reeleição indefinida para o cargo de presidente
Nayib Bukele, atual presidente de El Salvador, pode concorrer a cargos eletivos em futuras eleições, após a alteração da legislação.

O Congresso de El Salvador aprovou nesta quinta-feira (31) alterações na Constituição do país que possibilitam a reeleição ilimitada do presidente e estendem o mandato presidencial de cinco para seis anos. A proposta recebeu 57 votos a favor e 3 contrários. O atual presidente salvadorenho, Nayib Bukele, foi reeleito para o segundo mandato consecutivo no ano passado e não poderia disputar as próximas eleições de 2029. Com a modificação constitucional, promovida pelo partido de Bukele, o presidente fica autorizado a concorrer em número ilimitado de vezes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bukele é reconhecido pela campanha contra grupos criminosos e pela política de prisões em massa. Em 2023, El Salvador recebeu cidadãos venezuelanos deportados dos Estados Unidos pelo governo de Donald Trump.
Críticos e especialistas políticos advertiram que a medida aprovada nesta quinta-feira poderá levar Bukele a se perpetuar no poder, com riscos à democracia do país.
LEIA TAMBÉM:
● Ex-presidente da Colômbia é condenado a 12 anos de prisão, em processo criticado pelos EUA
● Álvaro Uribe recorre à “oração” após tentar anular sua condenação
● Ex-ator adulto nomeado ministro da Petróleo na Colômbia
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan