Uma nova lei foi aprovada que traz uma exigência adicional para quem possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B. Essa mudança, que impacta diretamente motoristas de motos e carros de passeio, foi implementada após um veto anterior do presidente Lula ter sido derrubado pela maioria dos parlamentares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão do Congresso Nacional, tomada em 04 de dezembro de 2025, restabeleceu a obrigatoriedade do exame toxicológico para essas categorias.
Exame Toxicológico e sua Detecção
Antes, o exame toxicológico era obrigatório apenas para as categorias C, D e E. Agora, a nova lei exige que motoristas das categorias A e B também apresentem laudos negativos. Essa medida surge para garantir a segurança no trânsito, com o exame toxicológico para a CNH sendo de longa janela de detecção, visando verificar o consumo de substâncias psicoativas até 90 dias antes do procedimento.
LEIA TAMBÉM!
Como é Feito o Exame?
O exame toxicológico de longa janela de detecção analisa diretamente uma amostra queratínica, como cabelos ou pelos. Em alguns casos, a análise pode ser feita pelas unhas, mas apenas com a comprovação de alopecia universal por meio de laudo médico dermatológico.
Essa abordagem visa ampliar as possibilidades de detecção, considerando a variabilidade nos métodos tradicionais.
Custos do Exame
Os valores do exame toxicológico podem variar dependendo da cidade e da região. Um levantamento do TV FOCO apurou que o preço do exame pode variar entre R$ 130 e R$ 280, dependendo do laboratório e da localização. É importante verificar os valores locais para se planejar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Consequências de Resultados Positivos
Aqueles que obtiverem um resultado positivo no exame toxicológico ficarão impedidos de obter, renovar ou mudar a categoria da CNH. O objetivo do teste é identificar o uso frequente de substâncias ilícitas, e não o consumo pontual. A janela de detecção pode variar entre 90 e 180 dias, dependendo de fatores como metabolismo, tipo de substância e frequência de uso.
