A ordem determina que a declaração do secretário de Trump infringe a soberania e que somente o Brasil pode responsabilizar seus agentes públicos.
A OAB emitiu uma declaração de apoio ao ministro do STF Alexandre de Moraes, após o governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano), anunciar que estava avaliando a imposição de sanções devido a alegações de violação de direitos humanos.
Em nota (PDF – 146 kB), a Ordem declarou que a afirmação do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, constitui uma “violação aos princípios da soberania” e do Judiciário brasileiro. Alegou que somente o Brasil possui legitimidade para “responsabilizar seus agentes públicos”.
É inaceitável que qualquer país estrangeiro tente submeter o Brasil a práticas de extraterritorialidade punitiva, desafiando nossa soberania e buscando nos reduzir a condição de nação subordinada. Todos os brasileiros devem se opor a essa tentativa de impor ao país o status de uma república de segunda categoria. O Brasil é soberano, cuida de seus próprios assuntos e não admite interferências externas em sua jurisdição.
Na quarta-feira (21.mai), Rubio declarou que “existe uma grande possibilidade” de o governo Trump sancionar Moraes. O secretário afirmou que o ministro do Supremo pode ser enquadrado no Global Magnitsky Act – legislação norte-americana que permite impor punições a pessoas acusadas de violações de direitos humanos.
Pessoas sujeitas a sanções estão impedidas de entrar em território americano, têm todos os bens e ativos nos EUA bloqueados e ficam proibidas de realizar transações com cidadãos ou empresas do país.
Veja (58s):
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!