Consignado CLT: como obter empréstimos diretamente com os bancos
25/04/2025 às 9h28

A partir de sexta-feira (25/4), o crédito consignado para trabalhadores com contrato sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estará disponível para contratação nos canais eletrônicos dos bancos credenciados.
O governo federal lançou, em 21 de março, uma nova modalidade de crédito para assegurar aos empregados com carteira assinada o acesso a empréstimos com taxas de juros inferiores às praticadas no mercado tradicional.
Trabalhadores com carteira assinada, incluindo os rurais e domésticos, além de microempreendedores individuais (MEIs), têm direito ao consignado. A previsão é que 47 milhões de pessoas sejam beneficiadas por essa linha de crédito.
A contratação de empréstimos anteriormente restava disponível apenas no aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).
LEIA TAMBÉM:
● Google reativa cotação do dólar após suspensão de quatro meses
● Consignação privada: portabilidade bancária será habilitada em maio
● Aneel emite alerta amarelo em maio, interrompendo ciclo de 5 meses
A partir desta sexta-feira, quem possui empréstimo consignado ativo pode migrar para o novo modelo, exclusivamente na mesma instituição financeira. A portabilidade entre bancos será liberada a partir de 6 de junho.
Como contratar o crédito consignado nos bancos
É importante ressaltar que a adesão ao empréstimo consignado CLT somente será viável por meio de instituições financeiras credenciadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Estima-se que mais de 80 bancos disponibilizem o crédito.
Não será preciso acessar a Carteira de Trabalho Digital, mas utilizar os canais eletrônicos dos bancos. Cada instituição terá uma aba específica para a contratação, em seus respectivos sites e aplicativos.
Como solicitar o empréstimo pelo CTPS Digital:
Fonte: Metrópoles