Consumo de energia aumenta 1,7% em junho
Condições climáticas com chuvas acima do normal e temperaturas mais baixas impactaram o volume médio de 77.055 megawatts, conforme dados do ONS.

A carga de energia do SIN (Sistema Interligado Nacional) registrada em junho de 2025 atingiu 77.055 MW (megawatts), representando um aumento de 1,7% em comparação com o mesmo período de 2024, conforme dados divulgados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A íntegra do relatório (PDF – 575 kB) está disponível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado foi fortemente influenciado pela ocorrência de acumulados de precipitação superiores à média climatológica em todas as regiões do país, resultando em temperatura máxima abaixo da média histórica na Região Sul, Norte e em parte o litoral da Região Nordeste e em temperaturas entre a média e abaixo da média na Região Sudeste e Centro-Oeste, conforme relatório da ONS.
Subsistemas
A análise por subsistema revelou uma diminuição da carga no Sudeste/Centro-Oeste, com uma queda de 0,3% – correspondente a 42.628 MWmed. Nas demais regiões, identificou-se um padrão de crescimento na carga, com incrementos maiores em:
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
No período de doze meses, houve progresso em todas as regiões.
Apresentamos o desempenho da carga nos subsistemas. Clique aqui para visualizar a tabela em uma nova aba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360