Contag sob investigação da CPMI: 2 bilhões em irregularidades no INSS!

Contag sob investigação do INSS: CPMI apura irregularidades em eventos de agricultura familiar no Pará. Escândalo envolvendo 2 bilhões em descontos suspeitos.

13/11/2025 12:43

1 min de leitura

Contag sob investigação da CPMI: 2 bilhões em irregularidades no INSS!
(Imagem de reprodução da internet).

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) está no centro de uma investigação conduzida pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A entidade tem se envolvido em uma série de eventos em Belém, no Pará, incluindo encontros internacionais relacionados à agricultura familiar e comunidades tradicionais.

A atividade da Contag foi documentada através de fotos e vídeos divulgados em seu perfil no Instagram, que detalham a participação em seminários e painéis de discussão.

Detalhes da Investigação

A investigação da CPMI do INSS se concentra em irregularidades no desconto de valores de pensões do INSS entre 2019 e 2024. Estimativas apontam para um total de 2 bilhões de reais descontados, com suspeitas de que a Contag esteve envolvida em práticas irregulares.

Leia também:

A entidade tem sido alvo de questionamentos em relação ao seu papel em eventos como o Fórum Internacional da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais, realizado em 13 de novembro, na Agrizone, auditoria Conduru.

Entrevistas e Entregas do Governo

Em declarações à Jovem Pan durante a COP30, o ministro Paulo Teixeira defendeu o avanço da reforma agrária e anunciou entregas do governo para movimentos sociais, incluindo a FETRAF e a Contag, no Sul do Pará. Ele mencionou a desapropriação da fazenda Pau Dar, onde ocorreram mortes de trabalhadores, e a entrega de um acordo de assentamento com a Vale do Rio Doce para o MST e outros movimentos, também envolvendo a Contag.

Requerimentos à CPMI e Críticas

O senador Izalci Lucas (PL), o deputado federal José Medeiros (PL) e Evair de Melo (PP) apresentaram requerimentos à CPMI do INSS, buscando informações sobre a participação da Contag nos eventos da COP30 em Belém. Evair de Melo expressou seu repúdio à persistência da Contag em posições de destaque no governo, questionando a ética de uma instituição que se apresenta como defensora da justiça climática enquanto se envolve em um escândalo envolvendo os mais vulneráveis.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)