Coreia do Norte confirma o envio de tropas à Rússia
27/04/2025 às 22h49

A Coreia do Norte declarou, pela primeira vez, que enviará tropas para combater na Ucrânia ao lado da Rússia. A informação foi divulgada pela agência estatal norte-coreana KCNA.
As tropas participaram dos combates em Kursk, na Rússia, “demonstrando heroísmo em massa, bravura incomparável e espírito de abnegação”, informou a agência.
Sob a ordem do chefe de Estado, as unidades militares da República consideraram o território da Rússia como parte de seu próprio país e demonstraram a forte aliança entre os dois países, comunicou a Central de Comissão Militar da Coreia do Norte.
Versões diferentes
A Rússia declarou que as forças ucranianas foram expulsas do último assentamento da região de Kursk. Kiev negou a informação e apontou que ainda há operações em Belgorod, outra área russa que faz fronteira com a Ucrânia.
LEIA TAMBÉM:
● A Capela Sistina está fechada ao público em preparação para o Conclave
● A brasileira falecida em atropelamento em massa no Canadá
● Brasileira é vítima de atropelamento em festival no Canadá
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o exército do país ainda resiste e luta por Kursk. “Nossos militares continuam a realizar tarefas nas regiões de Kursk e Belgorod – estamos mantendo nossa presença em território russo”, declarou o líder ucraniano.
Colaboração
A Comissão Militar Central norte-coreana afirmou que Kim Jong-un decidiu enviar tropas à Rússia com base em um tratado de parceria estratégica, assinado com Vladimir Putin em 2024.
Sob a determinação do chefe de Estado, as unidades militares da República consideraram o território da Rússia como pertencente ao seu país e demonstraram a forte aliança entre os dois países, informou a KCNA.
Em março, autoridades sul-coreanas relataram que a Coreia do Norte enviou mais três mil soldados para a Rússia entre janeiro e fevereiro.
Fonte: Metrópoles