As forças armadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos conduzirão exercícios militares conjuntos chamados Ulchi Freedom Shield a partir de 18 de agosto. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7.ago.2025) pelas autoridades militares dos países. Os treinamentos terão duração de 10 dias e manterão escala semelhante de 2024, porém com 20 dos 40 eventos de campo transferidos para setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lee Sung Joon, porta-voz do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, disse que o reagendamento de parte das atividades levou em conta fatores específicos. A medida visa “garantir condições de treinamento durante o calor extremo e manter uma postura de defesa combinada equilibrada durante todo o ano”, afirmou. Segundo a Reuters, os exercícios anuais são criticados pela Coreia do Norte, que os consideram um ensaio para uma invasão.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM!
Os exercícios ocorrerão entre 18 e 29 de agosto de 2025 na Coreia do Sul, com a continuidade de algumas atividades no mês subsequente. As manobras contemplam vários cenários de defesa, incluindo simulações de resposta a ameaças provenientes da Coreia do Norte. Lee descartou a influência de fatores políticos na definição do cronograma, justificando-o por razões como condições climáticas extremas.
De acordo com Lee, os exercícios deste ano avaliaram uma melhoria na reação a ameaças nucleares crescentes da Coreia do Norte, além de tecnologias avançadas empregadas em guerras contemporâneas, em referência aos conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio. O representante afirmou que as manobras incluiriam um cenário de lançamento de míssil norte-coreano, porém não contemplariam um possível teste nuclear por parte de Pyongyang.
Os exercícios militares serão conduzidos, com o novo governo sul-coreano do presidente Lee Jae Myung, buscando aprimorar as relações com Pyongyang e retomar o diálogo com o país vizinho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Poder 360
