Corinthians encerra o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com desempenho inferior ao do ano do rebaixamento

Com 22 pontos e cinco vitórias, o Timão está na 13ª posição, a apenas seis pontos do Vasco, primeiro clube fora da zona de rebaixamento; o clube paulist…

12/08/2025 18h05

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
RS - JUVENTUDE X/CORINTHIANS - ESPORTES - Imagens da partida de futebol entre o Juventude e o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, Série A, válida pela 19ª rodada, disputada no Estádio Alfredo Jaconi. técnico do Corinthians, Dorival Junior. Caxias do Sul, RS (11). 11/08/2025 - Foto: ANTONIO MACHADO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A derrota do Corinthians contra o Juventude na segunda-feira (11) pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro resultou em uma das piores campanhas do clube no primeiro turno de sua história. Desde 2006, com a adoção do formato atual de 20 clubes e 38 rodadas, o time possui a terceira menor pontuação, ficando abaixo até do ano do rebaixamento. Com 22 pontos e cinco vitórias, o Corinthians ocupa a 13ª posição, a apenas seis pontos do Vasco, primeiro clube na zona de rebaixamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2007, o clube paulista terminou na mesma posição ao final do primeiro turno, com seis vitórias e 26 pontos. Apenas as campanhas de 2006 (20) e 2024 (19) foram inferiores àquela registrada nesta temporada. A posição do Corinthians pode se agravar, considerando que Vasco e Grêmio ainda têm jogos a disputar pelo primeiro turno. No pior cenário, a equipe de Dorival Júnior terminaria estas primeiras 19 rodadas na 16ª posição — uma acima do Z-4.

Apesar de ter sido a melhor campanha em 2007, foi no segundo turno que se confirmou o rebaixamento do clube, ao obter apenas 18 pontos nos 57 possíveis. Em 2024, teve o pior desempenho na história do Brasileirão, alcançando 37 pontos (segundo melhor aproveitamento, atrás apenas do campeão Botafogo) e conquistando a classificação para a Libertadores. Dorival Júnior tenta replicar esse desempenho. No Campeonato Brasileiro, o clube é um dos favoritos na Copa do Brasil antes do sorteio que ocorrerá na terça-feira, 12, enquanto no Brasileirão enfrenta dificuldades defensivas e ofensivas – 18 gols marcados e 23 sofridos. O treinador assumiu o comando da equipe a partir da sétima rodada, após a demissão de Ramón Díaz. A campanha, contudo, não apresenta resultados evidentes.

LEIA TAMBÉM:

A equipe acumulou 13 pontos em 13 jogos, o que corresponde a um aproveitamento de 33,3%, colocando-a em estado de alerta em relação a possíveis riscos de rebaixamento. “Não sei o que precisamos, mas é preciso ter atitude. Está faltando algo”, afirmou o treinador, após a derrota para a Juventude nesta segunda-feira. O Corinthians só entra em campo novamente diante do Bahia, neste sábado, na Neo Química Arena, pela 20ª rodada da competição. Além dos desfalques por lesão, não poderá contar com Angileri, Romero e Cássio, suspensos.

Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Fernando Dias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.