Corpo de Bombeiros de SP intensifica ações de prevenção e combate ao feminicídio na campanha Agosto Lilás
O número de prisões em flagrante aumentou 60% em relação ao mesmo período de 2024; contudo, os casos desse tipo de crime também subiram em 2025.

A campanha Agosto Lilás, com foco no combate à violência contra a mulher, recebe reforço com o aumento das ações das forças de segurança em São Paulo. Dados recentes indicam um aumento expressivo no número de prisões em flagrante por feminicídio na capital e região metropolitana. No primeiro semestre de 2025, observou-se um crescimento de 60% em relação ao mesmo período de 2024. Segundo informações do governo do estado, 68 homens foram presos em flagrante por feminicídio entre janeiro e junho de 2025. No mesmo período de 2024, o número de prisões foi de 57.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em São Paulo e na região metropolitana, houve 32 prisões em flagrante em 2025, e 20 prisões em 2024. Esse incremento de 60% nas prisões em flagrante indica uma atuação mais intensa das forças de segurança, notadamente da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que solucionou 48 casos de feminicídio em todo o estado durante o primeiro semestre.
Com o aumento no número de prisões, também houve crescimento nos feminicídios. Em 2025, foram registrados 128 casos, seis a mais que os 121 ocorridos no mesmo período de 2024. Esses dados são divulgados em um momento simbólico, pois a Lei Maria da Penha completa 19 anos.
LEIA TAMBÉM:
● Jornalista Bob Floriano falece aos 64 anos
● Juiz autoriza Bolsonaro a cumprir prisão domiciliar em decorrência de descumprimento das medidas protetivas
● A prisão domiciliar de Bolsonaro é “presságio do que está por vir”, afirma cientista político
Com informações de Danúbia Braga.
Reportagem elaborada com o uso de inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan