Corpo de Bombeiros do DF inicia Operação Verde Vivo no combate a incêndios florestais

Em 2024, a corporação identificou 8.554 ocorrências de queimadas em vegetação. A operação visa à prevenção e ao combate a incêndios desse tipo.

30/04/2025 12h27

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta quarta-feira (29/4), a Operação Verde Vivo 2025, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), com foco na prevenção e no combate a incêndios florestais na capital.

A Operação Verde Vivo, planejada ao longo do ano e iniciada no período de estiagem, visa a atuação do Estado em situações de emergência ambiental decorrentes de incêndios florestais.

Realiza-se um planejamento de controle, sobretudo nas áreas mais impactadas, como as de mata. Além disso, desenvolve-se um trabalho de prevenção com a comunidade, de modo que, durante o período da seca mais severa, todos estejam envolvidos nessa luta, afirmou a vice-governadora Celina Leão (PP), durante a cerimônia de lançamento, na Praça do Buriti.

Em 2024, o Distrito Federal enfrentou a maior seca de sua história, com 167 dias sem chuva. Durante esse período, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal contabilizou 8.554 ocorrências de incêndio em áreas verdes.

LEIA TAMBÉM:

Essas ações são divididas em três fases estratégicas: de preparação e prevenção; de combate; e de desmobilização e avaliativa.

Saiba mais

A Operação Verde Vivo é coordenada pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM) do CBMDF e utiliza veículos especializados, brigadas florestais, aeronaves e ferramentas de georreferenciamento para monitorar as áreas mais vulneráveis a incêndios florestais.

A ação, que representa um esforço conjunto do GDF e dos bombeiros junto aos órgãos ambientais federais, é considerada fundamental para a preservação do Cerrado, das vidas, bem como dos patrimônios público e privado durante os meses mais críticos da estiagem.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.