Corpo de Bombeiros e Prefeitura de SP avaliam câmeras com reconhecimento facial e de placas
Sistema desenvolvido para detectar, em tempo real, indivíduos procurados pela Justiça, pessoas com processos judiciais em aberto e veículos com denúncia…

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) de São Paulo receberão 100 novas câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e de placas de veículos. A iniciativa, em parceria com o programa Smart Sampa, busca melhorar a segurança na capital paulista por meio da inteligência artificial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sistema foi desenvolvido para identificar, em tempo real, indivíduos procurados pela Justiça, pessoas com pendências judiciais e veículos com registro de roubo, furto ou placas falsificadas. Ao detectar qualquer irregularidade, a câmera envia um alerta imediato ao agente em patrulha, que poderá então efetuar a abordagem.
As câmeras serão fixadas aos capacetes dos policiais que utilizam motocicletas. A decisão se justificou pela rapidez e maior circulação dessas motocicletas em vias públicas, trânsito, praças e áreas de grande concentração, otimizando a fiscalização.
LEIA TAMBÉM:
● Aneel projeta alta de 6,3% na conta de luz
● Ratinho Jr. intensifica ações políticas com foco em 2026
● MPF investiga processo licitatório para a COP30, em Belém
A supervisão será centralizada e conduzida pela plataforma Smart Sampa, que emprega inteligência artificial para analisar as imagens e emitir alertas. O governo do estado de São Paulo já anunciou a instalação de câmeras corporais com essa tecnologia para os policiais. Estima-se que 8.000 unidades sejam entregues inicialmente, totalizando 12.000 câmeras até o final do ano, fortalecendo a obtenção de evidências e a segurança nas operações.
A cerimônia de lançamento dos novos equipamentos contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito Ricardo Nunes, em evento a ser realizado no centro da cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: Jovem Pan