CPMI do INSS investiga entidades, contadores e advogados

Advogados do escritório que atuava no setor jurídico, contadores e diretores das associações relacionadas deverão depor.

18/06/2025 11h39

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
SP - INSS/FRAUDE - ECONOMIA - Vista da fachada do posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado na região central da cidade de São Paulo, na manhã desta quarta-feira, 30 de abril de 2025. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, acredita que o governo irá "virar a página" e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sairá "mais forte e representativo" após a Operação Sem Desconto deflagrada na semana passada, que identificou um esquema fraudulento de deduções indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas do instituto. Em sua avaliação, este é um momento de observar as entidades que representam os aposentados e pensionistas e aquelas que têm "vocação da malandragem". 30/04/2025 - Foto: BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Os membros da inss-nesta-terca-feira/”>CPMI do INSS ainda não foram indicados, mas os possíveis nomes a serem convocados pelo colegiado já estão sendo escalados. Deputados e senadores ouvidos pelo titular desta coluna revelam que o escritório de advocacia que atuava no núcleo jurídico, o escritório de contabilidade e diretores das entidades serão convocados para prestarem depoimentos ao colegiado. Com duração inicial de pelo menos 180 dias, os parlamentares pretendem escancarar o escândalo do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista a esta coluna, o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) admitiu a necessidade de incluir no convite organizações que ainda não estão sob investigação das autoridades. “Convidaremos aquelas entidades que deveriam estar sendo investigadas pelas autoridades, mas não estão. Aliás, por muito menos na Lava Jato, já havia uma dúzia de pessoas presas. Por que isso não está acontecendo agora?”, declarou Girão.

A disputa pela indicação ao colegiado tem sido intensa e os parlamentares têm evitado revelar nomes que pretendem convocar, a fim de não comprometer a indicação. Nas vésperas das eleições de 2026, a CPMI promete ser um palco de visibilidade e desgaste político para ambas as partes.

LEIA TAMBÉM:

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.