O serviço de assinatura eletrônica do Gov.br registrou um aumento de 90% em seu uso no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024. O serviço foi utilizado 95 milhões de vezes entre janeiro e junho deste ano.
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O desenvolvimento da solução ocorreu em colaboração entre o MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos), o ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Essa solução possibilita a assinatura eletrônica de documentos com a mesma validade legal de documentos impressos.
Segundo o MGI, a assinatura Gov.br é classificada como avançada, indicando um alto nível de confiança e segurança.
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Utilize como.
Para assinar digitalmente na plataforma do governo federal, é necessário possuir uma conta de nível Prata ou Ouro no Gov.br. Uma conta de nível Prata é obtida através do reconhecimento facial para confirmar a foto com a da Carteira Nacional de Habilitação.
Também é possível obter uma conta desse nível com a validação de seus dados em um dos 16 bancos credenciados na plataforma.
Para obter uma conta Ouro, que oferece acesso a todos os serviços públicos digitais e garante uma segurança abrangente aos cidadãos, é necessário realizar o reconhecimento facial utilizando os dados da Justiça Eleitoral ou através do QR Code da CIN (Carteira de Identidade Nacional) ou, alternativamente, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
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Após o acesso, o usuário carrega o arquivo desejado para assinatura (.DOC ou .DOCX ou .ODT ou .JPG ou .PNG ou .PDF). Em seguida, seleciona o local do documento onde a assinatura deverá constar. Por último, realiza o download do novo arquivo, já com a assinatura digital incorporada.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Poder 360