Crescimento de serviços atinge 0,3% em março, em continuidade de alta

O setor apresenta um crescimento de 16,5% em relação aos níveis anteriores à pandemia.

14/05/2025 10h47

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O volume de serviços no país registrou crescimento de 0,3% em março deste ano, em relação a fevereiro. Trata-se da segunda alta consecutiva do indicador, que havia apresentado expansão de 0,9% em fevereiro. Com isso, o setor de serviços acumula ganho de 1,2% nesse período de dois meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O segmento registrou aumentos de 1,9% em relação a março do ano anterior, 2,4% no acumulado do primeiro trimestre e 3% no acumulado de 12 meses, conforme dados divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O pesquisador Rodrigo Lobo, do IBGE, afirmou que o setor de serviços “vem” se mantém muito próximo do seu nível recorde, atingido em outubro de 2024. Em março de 2025, o setor está apenas 0,5% abaixo do pico da série, representando o segundo ponto mais alto da série histórica, iniciada em janeiro de 2011.

LEIA TAMBÉM:

Para ele, mesmo as quedas como as ocorridas em novembro de 2024 e em janeiro deste ano não podem ser interpretadas como reversão de trajetória, pois oscilações nos serviços são consideradas naturais. O setor apresenta um crescimento de 16,5% em relação ao patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Em março, três das cinco atividades de serviços registraram aumento, notadamente transportes (1,7%), que apresentou o segundo resultado positivo consecutivo, com acúmulo de 2,2%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Expansão

Os serviços profissionais, administrativos e complementares também registraram expansão (0,6%), assim como os serviços prestados às famílias (1,5%). Ambos apresentaram crescimento acumulado de 1,9% e de 1,8%, respectivamente.

Os demais serviços mantiveram a estabilidade, após registrarem aumento de 5,5% em dois meses. O segmento de informação e comunicação apresentou queda (-0,2%), após ter acumulado ganho de 3,8% entre novembro de 2024 e fevereiro deste ano.

O Índice de Atividades Turísticas apresentou variação negativa de 0,2% de fevereiro para março, após ter crescido 2,7% de janeiro para fevereiro. O setor de turismo está 9,2% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 3,9% abaixo do pico da sua série histórica, alcançado em dezembro de 2024.

A receita nominal dos serviços aumentou 1% em relação a fevereiro deste ano, 7,5% em comparação com março do ano passado, 7,6% no acumulado do ano e 7,7% no acumulado de 12 meses.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.