Novas informações indicam que o uso de chatbots gerativos de IA, como o ChatGPT, estão em alta novamente após meses de quedas contínuas. Essas conclusões provêm de pesquisas realizadas por empresas especializadas na análise de dados.
O uso do chatbot desenvolvido pela OpenAI aumenta precisamente quando os alunos voltam para a escola nos EUA – diferente do Brasil, alguns países (como EUA e Inglaterra) seguem um calendário escolar diferente. Lá, as aulas geralmente iniciam em setembro.
O que se precisa conhecer
Um relatório da SimilarWeb indicou que os acessos ao ChatGPT cresceram aproximadamente 12% na semana mais recente, quando comparado com a semana anterior.
A Sensor Tower, outra empresa de análise, relata que o crescimento mundial dos usuários semanais do chatbot da OpenAI foi de mais de 10% nas últimas duas semanas de agosto, enquanto isso.
Pensa-se que este crescimento é diretamente influenciado pelo regresso dos estudantes à escola nos EUA.
O Bloomberg destaca que o resultado já causa preocupações entre os professores sobre o uso generalizado de ferramentas de IA entre estudantes.
Na sala de aula com ChatGPT
O ChatGPT possui várias funcionalidades entre elas estão resumir apontamentos, colaborar na escrita de monografias e trabalhos; tudo isso pode ser feito em segundos com apenas alguns cliques.
O uso de chatbots de IA já foi completamente banido por algumas instituições de ensino.
Estão sendo tentadas outras abordagens menos radicais, como formas de integrar o ChatGPT na aprendizagem estão sendo exploradas ou a decisão de como e se a ferramenta será usada na sala de aula está sendo deixada para os professores.
A Sensor Tower indica, por último, que o crescimento na utilização do ChatGPT ultrapassa a retomada das aulas nos EUA. Parte do aumento nas visitas pode também ser creditado à expansão do chatbot nos mercados brasileiro e indiano.