Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Crescimento médio anual do PIB deve ser de 3% com Lula, afirma Haddad

Crescimento médio anual do PIB deve ser de 3% com Lula, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Haddad, projeta um crescimento de 2,5% para a economia brasileira em 2025, ressaltando o compromisso do governo com as metas fiscais.

Por: Redação ZéNewsAi

12/05/2025 14:23

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Produto Interno Bruto deverá crescer em média 3% ao ano durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil apresentou crescimento de 3,2% em 2023 e 3,4% em 2024. “Podemos concluir os 4 anos do mandato do presidente Lula com a taxa média de crescimento de 3% […]. Eu penso que este ano, mesmo com os juros altos, nós vamos crescer em torno de 2,5%”, declarou em entrevista ao portal UOL nesta 2ª feira (12.mai).

As projeções da SPE do Ministério da Fazenda apontam para um crescimento de 2,3% para o Brasil em 2024. O Banco Central estima um aumento de 1,9%, enquanto os agentes do mercado financeiro preveem uma expansão de 2,0%.

Leia também:

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Para combater a inflação, o Banco Central elevou a taxa básica, a Selic, para 14,75% ao ano na quarta-feira (7.mai). Trata-se do maior patamar desde 2006. A decisão deixa espaço para novas aumentos no futuro. A próxima reunião ocorrerá em 17 e 18 de junho.

Haddad afirmou acreditar que a economia brasileira possui condições de crescer de maneira equilibrada, em uma taxa próxima à média mundial, sem justificativas para um crescimento inferior.

O ministro afirmou que o governo Lula buscará alcançar as metas do arcabouço fiscal. “O Ministério da Fazenda não está pensando em nada a não ser, do ponto de vista fiscal, cumprir as metas estabelecidas. Não há outro plano de voo que não seja isso até o final do ano que vem”, declarou.

Haddad afirmou que realizará tudo o que for necessário para alcançar as metas fiscais definidas pelo governo.

Banco Central

Haddad afirmou que o Banco Central está “sob nova gestão”. O ex-presidente Roberto Campos Neto deixou o cargo após o término do mandato, em dezembro de 2024. O ministro já declarou que os aumentos na taxa básica, a Selic, em 2025, foram determinados pela gestão anterior.

O atual presidente do BC, Gabriel Galípolo, discordou das declarações do ministro. Alegou ter sido “protagonista” na decisão de aumentar a taxa básica de juros.

Na segunda-feira (12.mai), Haddad afirmou que a transição de gestão não foi fácil. “Foi a primeira vez que um governo conviveu 2 anos com um presidente do Banco Central nomeado pela oposição. Falando português claro, o Roberto Campos é uma pessoa que foi nomeada pelo Bolsonaro e continua, politicamente, muito próximo [do ex-presidente]”, declarou o ministro.

Haddad acrescentou que a situação foi complexa. Declarou que Galípolo é uma pessoa de sua confiança, afirmando que “ele que sabe dos constrangimentos que ele herdou, como eu sei dos constrangimentos que eu herdei”.

Galvão afirmou, em dezembro de 2024, que a mudança de cargo foi entre “conhecidos”. Ele agradeceu a Campos Neto pelo trabalho na autoridade monetária.

Galípolo afirmou que o Roberto demonstrou generosidade durante todo o processo de transição. Ele utilizava termos como “suave” e ela, “generosidade”, mas a essência foi uma transição amigável. Roberto sempre se preocupou com a economia do país em todas as reuniões.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
crescimento econômicoHaddadLulaPIBprojeções econômicas
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

TV e Cinema

“Pecadores” Lidera a Corrida ao Oscar com Recorde de Indicações e Surpresas!

22/01/2026 14:13 | 1 min de leitura

● Vídeos Revolucionam a Comunicação Corporativa: Novo Curso de IA Gratuito!

22/01/2026 14:17 | 2 min de leitura

● "Patinando no Amor": Triângulo Amoroso e Família em Nova Série da Netflix!

22/01/2026 14:23 | 1 min de leitura

● EUA: Crescimento Econômico Surpreende e Acelera em 2025 – Análise Impactante!

22/01/2026 14:31 | 1 min de leitura

● Lula Exalta "O Agente Secreto" e Indicações ao Oscar 2026!

22/01/2026 12:46 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!