Criador de Nier acredita que a IA extinguirá desenvolvedores em 50 anos
28/04/2025 às 8h31

Yoko Taro, figura peculiar da indústria de games, acredita que a inteligência artificial (IA) pode substituir completamente criadores de jogos. O diretor criativo da série Nier, durante a promoção de The Hundred Line, explicou que sua profissão um dia se tornará algo desnecessário.
“Eu também penso que a IA vai deixar todos os criadores de games desempregados”, afirmou ele à revista japonesa Famitsu. “Em 50 anos, os criadores de jogos podem ser tratados como bardos”, continuou. Ele também explicou que acredita que a IA vai ser capaz de produzir experiências geradas a partir da preferência pessoal de cada pessoa.
A IA determinará as preferências dos usuários e gerará rotas que eles apreciariam, e os recursos de recomendação continuarão a evoluir, afirmou o criador de Nier. Contudo, considerando experimentos como os realizados pela Microsoft com Quake 2, o especialista pode estar sendo excessivamente otimista em suas previsões.
Diretor da Nier demonstra entusiasmo em relação às IAs.
Yoko Taro, durante a entrevista, afirmou que acredita que a inteligência artificial eventualmente deixará de apenas imitar o estilo de artistas renomados. Ele parece não considerar que a tecnologia generativa – atualmente a mais popular – apenas trabalha com base em padrões extraídos de conteúdos já existentes, que são “alimentados” a ela.
LEIA TAMBÉM:
● Evento de Pokémon TCG Pocket traz carta Lucario ex e outros prêmios
● Corredor de speedrun finaliza Zelda: Breath of the Wild em evento do Switch 2 no Japão
● Switch 2 apresentará uma versão superior a Cyberpunk 2077 em comparação com PlayStation 4 e Xbox One
Apesar do sucesso de Nier: Automata, Taro não participou diretamente da criação de The Hundred Line – Last Defense Academy, mas tem auxiliado na divulgação do jogo. Trata-se de uma obra de Kazutaka Kodaka e Kotaro Uchikoshi, a dupla responsável pela fama dos títulos da série Danganronpa.
Enquanto isso, o desenvolvedor mantém o projeto mais recente em segredo, que se encontra nas fases iniciais de desenvolvimento. Informações sugerem que ele pode retornar a uma franquia que o tornou famoso, após finalizar seu trabalho na trilogia Voice of Cards da Square Enix.
Square Enix move ação judicial contra site de fãs de Yoko Taro.
Fonte: Adrenaline