Crianças do Distrito Federal terão acesso a curso de combate ao racismo
25/04/2025 às 17h20

O Instituto Mover da Vida, em colaboração com o Ministério da Igualdade Racial, implementará o projeto de Letramento Racial para crianças e adolescentes residentes em Sol Nascente, no Distrito Federal. A iniciativa acontecerá entre maio e julho, na Casa do Sol, e será direcionada a jovens com idades entre 8 e 13 anos.
As inscrições, que finalizam na segunda-feira (28/4), podem ser realizadas através deste link ou pessoalmente, na Casa do Sol – localizada na Quadra 501, Conjunto A, Casa 18. As aulas iniciarão em 6 de maio.
A iniciativa visa capacitar os participantes para identificar, questionar e lidar com atitudes racistas no dia a dia. Foram oferecidas 200 vagas, divididas em seis turmas nos períodos da manhã e da tarde, fora do horário escolar.
As atividades serão todas focadas em uma temática antirracista, utilizando recursos literários e educativos variados. A programação contempla rodas de conversa, mediação de leitura, contação de histórias, oficinas de batalha de rima (Slam) e apoio escolar.
LEIA TAMBÉM:
● Síndica gasta dinheiro desviado de condomínio em gastos pessoais
● Presidente de ONG é proprietário de loja no Aeroporto JK, envolvido em esquema de fraude ao INSS
● Uber deve pagar R$ 10 mil após motorista mandar lésbicas “pro inferno”
Segundo Adelaide Paula Santos, uma das formadoras do projeto, as ações buscam ampliar o acesso à diversidade nas leituras, brincadeiras e referências culturais, destacando a importância da cultura negra.
O projeto de letramento racial oferece às crianças e adolescentes de Sol Nascente a chance de conhecerem sua ancestralidade africana, fortalecendo sua identidade racial. Serão realizadas oficinas, reforço escolar e atividades de leitura e escrita, conforme explica Adelaide.
Fonte: Metrópoles