Crítico de Trump, Mark Carney, obtém vitória no Canadá, apontam projeções

29/04/2025 às 0h11

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

Segundo o site de notícias canadense CBC, o atual primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, do Partido Liberal, de 60 anos, obteve a vitória nas eleições realizadas na segunda-feira (28/4) no país. As urnas foram fechadas e a apuração está em andamento. Se a projeção for confirmada, este será um caso raro em que os liberais conquistam quatro mandatos consecutivos no país.

O outro candidato ao cargo de primeiro-ministro no Canadá é Pierre Poilievre, de 45 anos, do Partido Conservador. Ele apresentou resultados expressivos em pesquisas de intenção de voto durante a campanha. Poilievre liderou a votação por uma pequena margem por grande parte da noite no país da América do Norte.

As eleições foram adiadas em seis meses por Carney. Ele assumiu o cargo em 14 de março deste ano após a renúncia de Justin Trudeau. O adiamento do pleito por parte de Carney foi uma manobra que indicava, segundo pesquisas da Época, que seu partido poderia vencer as eleições para o cargo pela quarta vez consecutiva.

As eleições ocorreram em meio a ataques dos Estados Unidos contra o Canadá. O presidente norte-americano, Donald Trump, propôs a anexação do Canadá como um estado dos EUA. Além disso, Trump iniciou uma guerra comercial com tarifas sobre produtos de origem canadense.

LEIA TAMBÉM:

Carney assumiu o cargo de primeiro-ministro em 14 de março, sucedendo Justin Trudeau. Sua campanha foi marcada por críticas direcionadas a Donald Trump.

Em março, análises da CBC indicavam que o Partido Liberal, liderado por Carney, possuía uma intenção de voto de 37,5%, o que poderia assegurar 174 das 338 cadeiras na Câmara dos Comuns, duas a mais que a maioria. O Partido Conservador (PC), sob a liderança de Pierre Poilievre, apresentava 37,1% das intenções de voto e 134 assentos.

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.