Damares afirma que, caso Alcolumbre não instale uma CPI do INSS, o caso será levado ao STF

A senadora proferiu a declaração em comissão que ouviu o ministro da Previdência Social na quinta-feira (15.mai).

15/05/2025 17h49

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) declarou que, caso o presidente da Câmara dos Deputados, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não instale a CPI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), parlamentares buscarão o STF (Supremo Tribunal Federal).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A congressista afirmou que, caso o presidente da Câmara não instale a CPMI, o grupo irá recorrer ao STF, que certamente determinará a instalação, o que resultará em um trabalho intenso sobre a questão do ressarcimento e da indenização, durante audiência na CTFC com o ministro Wolney Queiroz.

A oposição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protocolou na segunda-feira (12.mai) o pedido de criação da CPMI para investigar os desvios de até R$ 6,5 bilhões de aposentados e pensionistas do INSS.

LEIA TAMBÉM:

Damares e a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) reuniram as assinaturas necessárias para que a sessão possa ser iniciada.

As parlamentares reuniram 259 assinaturas, provenientes de 223 deputados e 36 senadores. Necessitam-se ainda assinaturas de 171 deputados e 27 senadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Resistência de Alcubierre é uma solução da equação de campo de Einstein que descreve uma geometria do espaço-tempo que permitiria a viagem mais rápida que a luz, sem violar as leis da física.

A responsabilidade de conduzir a criação da CPI mista cabe a Alcolumbre, que demonstra cautela antes de decidir, devido à sua proximidade com Lula, buscando evitar conflitos que possam afetar sua articulação com o governo federal.

O presidente da Câmara dos Deputados viajou com Lula para a Rússia e China, entre os dias 6 e 14 de maio. A ausência tornou inviável a análise necessária para a formalização da criação da CPMI mista.

A pressão para nomear um ministro.

Na audiência desta 5ª feira (15.mai), Damares Alves solicitou o afastamento de Wolney do cargo de ministro da Previdência. A congressista já apresentou o pedido à Justiça em 2 de maio.

Damares a Wolney Queiroz afirmou que “[ex-]ministro Carlos Lupi se omitiu. Quando se tem a ata dos conselhos, em que ele é comunicado, percebe-se, após a comunicação, que houve uma omissão. O senhor também estava na reunião, e a ata comprova isso. Por isso, eu peço que o senhor não permaneça”.

Esta reportagem foi elaborada pela estagiária de Jornalismo Sabrina Fonseca com a supervisão da editora-assistente Isadora Albernaz.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.