Daniel Vorcaro busca liberdade com novo habeas corpus no STJ!
Daniel Vorcaro busca liberdade com novo habeas corpus no STJ. Defesa argumenta que custódia é desnecessária após bloqueio de bens e funções no Banco Master
Defesa de Vorcaro Protocola Novo Habeas Corpus no STJ
A defesa do empresário Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, apresentou nesta segunda-feira (24) um novo pedido de habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A medida ocorre após a recente negativa da desembargadora Solange Salgado da Silva, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que manteve a prisão preventiva decretada como parte da Operação Compliance Zero.
Argumentos da Defesa
Os advogados da defesa argumentam que a custódia preventiva é desnecessária, considerando que Vorcaro já foi afastado de suas funções devido à liquidação extrajudicial do Banco Master, ordenada pelo Poder Judiciário. Eles sustentam que, com o bloqueio judicial de seus bens e contas, a capacidade de interferir no processo investigatório foi neutralizada.
A defesa alega que a Polícia Federal superestima o “amplo poder econômico” de Vorcaro, argumentando que, sem acesso aos sistemas internos do banco e com o patrimônio indisponível, não há como ele manipular provas ou obstruir a Justiça.
Leia também:
Receita Federal bate recorde em outubro com arrecadação de R$ 261,9B!
Alckmin amplia acesso Brasil a mercado americano com nova medida ousada
Galípolo Defende Atuação Técnica do Banco Central em Reunião com Banqueiros
Contexto da Investigação
Daniel Vorcaro foi preso em 17 de novembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), em operação da Polícia Federal que visava impedir sua fuga. A prisão foi motivada pelo risco de fuga, segundo a PF.
A Operação Compliance Zero investiga um esquema de fraudes financeiras que envolveu a emissão e venda de títulos de crédito falsos, com movimentação de aproximadamente R$ 12 bilhões.
Contestação da Versão Policial
A defesa também contestou a versão da Polícia Federal sobre a viagem internacional de Vorcaro. Segundo os advogados, a viagem tinha fins profissionais, com a assinatura de contratos e negociações referentes à venda do Banco Master, com o interesse de instituições como o BRB e a holding Fictor.
O STJ agora avaliará se os novos argumentos da defesa são suficientes para determinar a liberdade de Daniel Vorcaro.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)