Dario afirma que há tendência de aumento no desemprego devido ao avanço da inteligência artificial

Durigan identificou ganhos de produtividade decorrentes da tecnologia, ao mesmo tempo em que alertou para os impactos sociais, notadamente no mercado de trabalho.

10/06/2025 17:13

1 min de leitura

Dario afirma que há tendência de aumento no desemprego devido ao avanço da inteligência artificial
(Imagem de reprodução da internet).

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, declarou na terça-feira (10) que o progresso do emprego da inteligência artificial (IA) resultará em um crescimento do desemprego.

A declaração foi proferida em audiência pública na comissão especial da Câmara dos Deputados que trata da regulamentação do uso e desenvolvimento da IA no Brasil.

Durigan, em nome do governo federal, admitiu os avanços de produtividade decorrentes da tecnologia, ressaltando, no entanto, os efeitos sociais, notadamente no emprego.

Leia também:

A inteligência artificial é uma realidade. Contudo, é importante que haja uma regulação que aborde os riscos. Há ganho de produtividade com a IA, mas, ao mesmo tempo, devemos lidar com a consequência do desemprego. A tendência é observarmos um aumento do desemprego com a adoção massiva da IA.

Um relatório publicado no final de maio pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) indica que 25% dos empregos estão ameaçados pelo avanço da IA generativa. Essa possível elevação do desemprego, decorrente da substituição de postos de trabalho por inteligência artificial, já é tema de debate em diversos países.

A comissão da Câmara analisa o projeto de lei aprovado pelo Senado no final de 2024. A proposta foi elaborada por uma comissão de juristas e apresentada pelo então presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Durigan afirmou que o governo considera favoravelmente o texto aprovado pelos senadores.

A comissão especial é composta por 33 deputados. Após a análise no plenário, o texto deve prosseguir para a votação. Caso seja modificado pelos deputados, o projeto deverá retornar para análise do Senado.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)