Declaração de Imposto de Renda 2025: Guia para iniciantes

Aprenda a preencher, revisar e enviar a declaração, juntamente com orientações sobre acesso e assistência gratuita.

21/05/2025 3h19

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda em 2025. Uma parcela desse total corresponde a pessoas que passaram a atender aos critérios para regularizar pendências com o Fisco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É necessário ficar atento, pois o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2025 termina no próximo dia 30.

até as 20h do último dia 20 de maio, 28 milhões de contribuintes já haviam enviado a sua documentação. Dessa forma, aproximadamente 19 milhões de pessoas ainda precisam declarar.

LEIA TAMBÉM:

Aprenda a fazer a declaração pela primeira vez.

A Receita Federal disponibiliza diversas ferramentas para auxiliar na declaração do Imposto de Renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existem diversas maneiras de preencher e enviar, além de opções que aceleram o envio das informações. A seguir, encontra-se um guia prático com os principais passos para você declarar seu imposto de forma simples e segura.

Como preencher a Declaração do Imposto de Renda

Preenchimento e envio

É possível preencher e enviar a declaração diretamente pela internet, através do site (online). Para acessar o serviço, é necessário possuir uma conta no portal gov.br com nível de segurança prata ou ouro.

Também é possível baixar e instalar o programa da Declaração do Imposto de Renda no computador. Com ele, pode-se preencher todas as informações e enviar os dados à Receita Federal.

Utilize o aplicativo, disponível na App Store ou Google Play, para preencher e enviar a declaração diretamente pelo celular ou tablet.

Início da declaração

Com uma conta gov.br de nível prata ou ouro, é possível iniciar a declaração com diversos campos já preenchidos automaticamente. As informações são obtidas junto a fontes pagadoras, médicos, imobiliárias, entre outros.

A declaração em branco é possível a partir do zero. No preenchimento, o contribuinte pode importar dados de rendimentos e deduções médicas por meio da opção “Importar”, disponível no programa da Receita Federal.

Complete a declaração

Esta aba identifica automaticamente o responsável pela declaração. Os dados como CPF, nome completo, data de nascimento e endereço são obtidos da base de dados da Receita Federal.

Se o endereço estiver desatualizado, utilize a opção “Atualizar Endereço” para realizar a correção.

Os dados de rendimentos são, em grande parte, populados automaticamente com as informações fornecidas pelas empresas pagadoras.

Contudo, é fundamental revisar cada item, especialmente os pré-preenchidos, indicando como “Revisado” após a conferência.

Não é preciso classificar os rendimentos como tributáveis ou isentos — o sistema realiza essa categorização com base na natureza do rendimento informado.

Informe todos os pagamentos e doações realizados no ano-calendário correspondente.

Ao iniciar a declaração, a versão pré-preenchida pode recuperar dados fornecidos por terceiros ou doações já registradas.

O patrimônio compreende os bens, direitos, dívidas e oneros reais pertencentes ao titular e seus dependentes. Todas as informações devem corresponder à situação financeira no encerramento do ano-calendário.

Revisão e envio

Após o preenchimento, o contribuinte deve escolher entre duas opções de desconto:

É possível obter desconto, ao reduzir o valor do imposto devido, através da inclusão de despesas dedutíveis.

Dedução padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis.

Caso o imposto a pagar seja inferior ao valor já recolhido, será realizada a restituição. Para isso, informe uma conta bancária ou a chave Pix (CPF) para o recebimento do valor.

Caso o valor do imposto calculado seja superior ao já pago, será preciso quitar a diferença por meio de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

É possível que a declaração não produza imposto a pagar nem a restituir.

Verifique possíveis pendências.

O sistema pode exibir avisos durante o envio.

Ocorrências: resultam da falta ou preenchimento inadequado de campos obrigatórios. Corrija para continuar.

Alertas: denotam campos opcionais não preenchidos. Não impedem o envio, porém é recomendável completar as informações.

Informações importantes

A declaração deve ser enviada exclusivamente pela internet, independentemente da plataforma utilizada. Contudo, o sistema não processa envios entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília).

Mantenha a declaração, o recibo de entrega e os comprovantes utilizados por até cinco anos. Nenhum documento deve ser encaminhado junto da declaração, mas tudo o que for declarado deve estar devidamente comprovado caso a Receita Federal solicite.

Assistência gratuita para completar a declaração.

Quem não possui condições de contratar um contador pode contar com o apoio gratuito disponibilizado pelos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) – uma iniciativa da Receita Federal em colaboração com instituições de ensino.

O atendimento é conduzido por estudantes das áreas de contabilidade e comércio exterior, sob a supervisão de professores qualificados.

Procure a unidade mais próxima e obtenha ajuda sem custo para completar sua Declaração do Imposto de Renda.

Quem está obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2025?

Prioridades nos lotes de reembolso

Em relação à prioridade nos lotes de restituição, a Receita manteve a preferência para aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e escolheram receber o valor via Pix.

Ainda assim, a ordem de prioridade segue da seguinte forma, seja com o preenchimento prévio ou Pix.

Quando ocorre o pagamento da restituição do Imposto de Renda?

Quem não cumprir, estará sujeito a sanções.

O contribuinte que apresentar a declaração do Imposto de Renda com atraso incorre em multa. A penalidade corresponde a 1% sobre o valor do imposto devido, com um mínimo de R$ 165,74. O valor máximo da cobrança pode atingir 20% sobre o valor do imposto devido.

IR 2025: confira como aumentar a restituição com despesas de saúde e educação.

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.