DeepSeek R2 pode custar até 97,3% menos do que GPT-4o e opera em chips Huawei [RUMOR]

DeepSeek pode estar prestes a causar nova crise econômica nos EUA com seu novo modelo de IA.

27/04/2025 10h49

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Circulam os primeiros boatos sobre o R2, o modelo de IA de próxima geração da DeepSeek. Caso confirmadas, as informações sugerem que a empresa chinesa poderá impactar novamente o mercado e as bolsas de valores das grandes empresas ocidentais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os boatos devem ser encarados com cautela. Circulam informações na mídia chinesa que indicam que o DeepSeek R2 apresenta desempenho comparável ao GPT-4 Turbo da OpenAI ou ao Gemini 2.0 Pro, da Google.

A inovação central da nova tecnologia reside nos seus custos reduzidos. Conforme mencionado anteriormente, o modelo R2 pode custar até 97,3% menos por token em comparação com o GPT-4o para ser utilizado. Ainda de acordo com informações provenientes da China, a DeepSeek teria implementado uma versão avançada do MoE (Mixture of Experts), com programação sofisticada para alcançar o dobro de parâmetros no R2 em relação ao que o R1 oferecia, atingindo 1,2 trilhão.

LEIA TAMBÉM:

Adicionalmente, especula-se que o novo modelo atingiu 82% de utilização em aceleradores Ascend 910B. A DeepSeek já havia demonstrado interesse nos aceleradores da Huawei desde o modelo R1, sendo lógico que a empresa avançasse na otimização de seus modelos para componentes de sua conterrânea. Principalmente para impulsionar a autonomia tecnológica da China.

DeepSeek poderá utilizar chips Ascend 920 AI em breve.

Ressalta-se que ainda estamos em fase de especulação, sendo que a confirmação do número de informações corretas dependerá do anúncio oficial e do seu emprego no modelo. O custo extremamente baixo do R2 para operar deve ser um fator muito atraente para clientes em todo o mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Huawei, por sua vez, avança no desenvolvimento de seus próprios aceleradores, lançando recentemente o Ascend 920 AI. A empresa utilizou o bloqueio de envio de GPUs H20 da NVIDIA para a China para impulsionar a promoção do seu novo produto.

Se a empresa cumprir suas promessas com seus novos chips, a DeepSeek provavelmente conseguirá rodar seus modelos utilizando apenas hardware nacional sem maiores dificuldades. Isso diminuiria ainda mais seus custos.

Via: WCCFTech

Fonte: Adrenaline

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.