DeepSeek R2 pode custar até 97,3% menos do que GPT-4o e opera em chips Huawei [RUMOR]
DeepSeek pode estar prestes a causar nova crise econômica nos EUA com seu novo modelo de IA.

Circulam os primeiros boatos sobre o R2, o modelo de IA de próxima geração da DeepSeek. Caso confirmadas, as informações sugerem que a empresa chinesa poderá impactar novamente o mercado e as bolsas de valores das grandes empresas ocidentais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os boatos devem ser encarados com cautela. Circulam informações na mídia chinesa que indicam que o DeepSeek R2 apresenta desempenho comparável ao GPT-4 Turbo da OpenAI ou ao Gemini 2.0 Pro, da Google.
A inovação central da nova tecnologia reside nos seus custos reduzidos. Conforme mencionado anteriormente, o modelo R2 pode custar até 97,3% menos por token em comparação com o GPT-4o para ser utilizado. Ainda de acordo com informações provenientes da China, a DeepSeek teria implementado uma versão avançada do MoE (Mixture of Experts), com programação sofisticada para alcançar o dobro de parâmetros no R2 em relação ao que o R1 oferecia, atingindo 1,2 trilhão.
LEIA TAMBÉM:
● Olá, Copilot” no Windows 11
● Tim Cook afirma que a Apple vai lançar uma ‘revolucionária’ Inteligência Artificial geradora em 2024
● O Llama 3, uma IA de linguagem da Meta, será lançado em julho
Adicionalmente, especula-se que o novo modelo atingiu 82% de utilização em aceleradores Ascend 910B. A DeepSeek já havia demonstrado interesse nos aceleradores da Huawei desde o modelo R1, sendo lógico que a empresa avançasse na otimização de seus modelos para componentes de sua conterrânea. Principalmente para impulsionar a autonomia tecnológica da China.
DeepSeek poderá utilizar chips Ascend 920 AI em breve.
Ressalta-se que ainda estamos em fase de especulação, sendo que a confirmação do número de informações corretas dependerá do anúncio oficial e do seu emprego no modelo. O custo extremamente baixo do R2 para operar deve ser um fator muito atraente para clientes em todo o mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Huawei, por sua vez, avança no desenvolvimento de seus próprios aceleradores, lançando recentemente o Ascend 920 AI. A empresa utilizou o bloqueio de envio de GPUs H20 da NVIDIA para a China para impulsionar a promoção do seu novo produto.
Se a empresa cumprir suas promessas com seus novos chips, a DeepSeek provavelmente conseguirá rodar seus modelos utilizando apenas hardware nacional sem maiores dificuldades. Isso diminuiria ainda mais seus custos.
Via: WCCFTech
Fonte: Adrenaline