Defesa Civil do RS confirma quarta morte em decorrência de temporal
20/11/2023 às 7h12
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, na noite deste domingo (19), o quarto óbito em decorrência das chuvas entre sexta-feira (17) e a madrugada de sábado (18). As mortes foram de duas mulheres, soterradas em casa em Gramado, e de um homem, que tentou atravessar uma corrente de água com seu carro e foi arrastado em Vila Flores.
Até o momento, há 63 pessoas feridas, 2.653 desabrigadas e 7.527 desalojadas. Mais de 194 mil foram afetadas, direta ou indiretamente, pelas fortes chuvas, vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e explosão, evento ocorrido em Giruá que matou uma mulher.
O Corpo de Bombeiros Militar, a Brigada Militar, o Exército brasileiro, as coordenadorias regionais e municipais de Proteção e a Defesa Civil estão à frente das ações de resgate e buscas. Além disso, as corporações são responsáveis por realocar os moradores das áreas de risco.
Ginásio desaba durante vendaval
O estado do Rio Grande do Sul já havia registrado uma morte na última semana por conta de chuvas na cidade de Giruá. A vítima era uma jovem de 24 anos que estava em um ginásio esportivo que desabou devido às fortes chuvas na região.
O Corpo de Bombeiros afirmou que a estrutura foi destruída devido aos ventos fortes durante a tempestade que tomou a cidade. Cerca de 60 pessoas ficaram feridas, com duas delas em estado grave.