Delegações russas e ucranianas chegam ao local das negociações na Turquia
A reunião marcada para quinta-feira (15) não aconteceu; Zelensky se reuniu com o presidente turco e afirmou que Putin busca estender a guerra.

Vagões de veículos transportando delegações ucranianas e russas chegaram ao escritório de trabalho da Presidência turca no Palácio Dolmabahçe nesta sexta-feira (16), antecedendo as primeiras negociações de paz diretas em mais de três anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O encontro em Istambul representaria um indicativo de avanço diplomático entre as partes em disputa, que não se reuniam presencialmente desde março de 2022, mês posterior à invasão russa.
As expectativas por um avanço, já baixas, foram ainda mais frustradas na quinta-feira (15), quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que não haveria progresso sem um encontro entre ele e o presidente russo, Vladimir Putin.
LEIA TAMBÉM:
● Trump manifesta interesse em dialogar com o Papa Leão XIV em relação à imigração
● Lula afirma que Pepe Mujica não está morto
● Trump afirma que nenhuma mudança ocorrerá na Ucrânia até que haja um encontro com Putin
Trump, após concluir uma viagem ao Oriente Médio e retornar a Washington, anunciou que se reunirá com o líder russo “assim que pudermos agendar”.
Putin propôs conversas diretas com a Ucrânia na Turquia, mas recusou o desafio de Zelensky para um encontro pessoal, enviando em vez disso uma equipe de autoridades de médio escalão para as negociações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zelensky declarou que a decisão do chefe do Kremlin de não comparecer e enviar o que ele descreveu como uma “escalada decorativa” indicou que o líder russo não considerava a finalização da guerra como uma prioridade.
A Rússia acusou a Ucrânia de tentar demonstrar poder nas negociações.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que também voou para Istambul nesta sexta-feira (16), declarou a repórteres na noite anterior que, considerando o nível das equipes de negociação, um avanço era improvável.
Fonte: CNN Brasil