Economia

Depois do dia de hoje (29), não haverá mais transferências via DOC e TEC no Brasil. Acabou!


Depois do dia de hoje (29), não haverá mais transferências via DOC e TEC no Brasil. Acabou!
(Foto Reprodução da Internet)

A partir de hoje, o DOC não funcionará mais no Brasil. O DOC era uma forma popular de transferência de dinheiro, mas deixou de ser usada devido à diminuição na procura.

Os bancos associados à Febraban pararam de oferecer o serviço de DOC desde janeiro deste ano. Porém, o prazo final para efetuar um DOC agendado é 29 de fevereiro de 2024.

Continua depois da publicidade

Agora, os bancos encerraram definitivamente os servidores e não aceitam mais receber ou processar as duas modalidades.

A Transferência Especial de Crédito (TEC) também deixará de operar neste mesmo dia. Esta forma de pagamento era usada exclusivamente por empresas para pagarem benefícios aos seus colaboradores.

Continua depois da publicidade

O DOC é o mais conhecido entre os dois tipos de pagamento concluídos. Foi criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil e o valor máximo de transação era até R$ 4.999,99. No primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% das transações feitas no país foram realizadas via DOC.

Sem chances contra o Pix

O fim das operações via DOC ocorre devido à popularidade do Pix, que é uma forma de pagamento digital e instantânea muito popular atualmente.

Por ter um limite ajustável, valor personalizado para transferências e movimentação instantânea mesmo entre contas de diferentes pessoas ou instituições bancárias, o Pix ganhou tração rapidamente no Brasil.

No ano de 2023, as transações via Pix alcançaram um recorde, ultrapassando a marca de R$ 15,3 trilhões em volume de transferências. Em apenas dois anos, o Pix se tornou mais popular do que outras formas de pagamento preferidas anteriormente pelos brasileiros, como boletos bancários e cartões de crédito e débito.

A Transferência Eletrônica Digital, ou TED, segue em funcionamento — ao menos por enquanto. Esse tipo de pagamento ainda é usado para movimentações de dinheiro em grandes quantidades.


🔥 Recomendado para voçê 🔥