Deputado apresenta projeto de lei para combater greves de estudantes em São Paulo
Tomé Abduch, do Republicanos, propôs projeto na Alesp que responsabiliza diretores por interrupções.

Tomé Abduch, deputado estadual do Republicanos, apresentou na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) um projeto de lei que visa impedir greves de estudantes nas universidades públicas do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento foi apresentado na sexta-feira (09.mai.2025) e tem como objetivo evitar manifestações que prejudiquem aulas e atividades acadêmicas.
Formulário de cadastro
Leia também:

A Controladoria-Geral da União recuperou mais de R$ 10 bilhões por meio de acordos de leniência

Municípios paulistas arrecadaram mais de R$ 4 bilhões em ICMS em abril

Polícia Rodoviária prende chefe na distribuição de entorpecentes em São Paulo
O parlamentar, que é vice-líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Alesp, justifica o PL com base no argumento de que tais manifestações são frequentemente acompanhadas por piquetes, bloqueios, intimidações e, em alguns casos, violência física e simbólica, o que configuraria violação de direitos de terceiros.
Os diretores de faculdades e universidades devem prevenir ou cessar o que o texto denomina de “interrupção indevida” das atividades acadêmicas. O projeto não visa restringir a liberdade de expressão ou impedir protestos no ambiente universitário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto de lei foi apresentado um dia após estudantes da USP (Universidade de São Paulo) promoverem uma manifestação na quinta-feira (08.mai.2025). Na ocasião, os universitários defenderam a aprovação de cotas para pessoas trans nos vestibulares da USP.
A proposta de cotas para pessoas trans tem gerado resistência de grupos conservadores em São Paulo, sobretudo após a aprovação de uma medida similar na Unicamp.
Antes de ser votado pelos deputados estaduais de São Paulo, o projeto deve ser analisado pelas comissões da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
Fonte: Poder 360