Deputado federal solicita ao governo italiano pedido de asilo político para Carla Zambelli
Sóstenes Cavalcante, líder do partido na Câmara, encaminha carta denunciando “perseguição política” ao STF.

O presidente da Câmara dos Deputados do PL, Sôstenes Cavalcante, encaminhou uma carta ao ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, solicitando a revogação do processo de extradição e a concessão de asilo político à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O partido afirma sofrer perseguição política por parte do STF (Supremo Tribunal Federal) e do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Zambelli foi presa na Itália na terça-feira (29.jul), onde estava foragida desde junho, quando fugiu do Brasil após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão no caso da invasão hacker ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Leia a íntegra da carta enviada nesta quarta-feira (30.jul) (PDF – 261 kB).
Sôstenes define Zambelli como “a figura da mulher brasileira conservadora de direita que defende os valores da família e por uma democracia justa e livre” e ressalta que ela foi eleita com o maior número de votos (946.244) entre as mulheres no pleito de 2022.
LEIA TAMBÉM:
● Lindbergh Farias defende a criação de crime de traição à nação, segundo reportagem
● Fundo Monetário Internacional autoriza liberação de 2 bilhões de dólares para a Argentina
● Clubes da Série A investiram 600 milhões de reais na janela de transferências
A documentação sustenta que Zambelli enfrenta um processo judicial que atentaria contra seus direitos constitucionais. O presidente do PL afirma que a deputada não teve garantido o direito à ampla defesa e ao contraditório no julgamento conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes. Ele considera o processo como “inconstitucional” e parte de uma “clara perseguição política”.
O documento analisa o caso de Zambelli em relação a políticos investigados por corrupção que não foram julgados há mais de 10 anos, evidenciando um tratamento diferenciado por motivações políticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sostenes Cavalcante também apresenta uma comparação com o caso do jornalista Oswaldo Eustáquio Filho, cuja extradição foi negada pela Justiça espanhola sob a alegação de que o pedido seria “politicamente motivado”.
Fonte por: Poder 360