Deputados propõem endurecer punição para o crime de desestelionato contra idosos

O Código Penal já prevê pena mais severa para crimes cometidos contra pessoas com 70 anos ou mais; proposta visa reduzir para 60 anos.

18/05/2025 6:09

1 min de leitura

Deputados propõem endurecer punição para o crime de desestelionato contra idosos
(Imagem de reprodução da internet).

A proposta de lei 461 de 2025 visa diminuir de 70 para 60 anos a idade mínima para que haja o aumento de pena de 1/3 quando o crime de estelionato for praticado contra idosos ou pessoas vulneráveis.

Na Câmara dos Deputados, a proposta foi apresentada pela deputada Ely Santos (Republicanos-SP) e modifica o Código Penal.

A deputada afirma que o Código Penal estabelece essa proteção apenas para pessoas com 70 anos ou mais, mas a legislação brasileira já reconhece como idoso aquele que tem 60 anos ou mais, conforme o Estatuto do Idoso.

Leia também:

Em atenção à maior vulnerabilidade de indivíduos com mais de 60 anos a fraudes e golpes financeiros, é fundamental ajustar a legislação penal, assegurando maior proteção a essa população, afirma Ely Santos.

Próximos passos

A proposta será avaliada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça; e de Cidadania. Posteriormente, será votada pelo plenário. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Com informações da Câmara dos Deputados.

Fonte: Poder 360

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)