Deputados propõem endurecer punição para o crime de desestelionato contra idosos

O Código Penal já prevê pena mais severa para crimes cometidos contra pessoas com 70 anos ou mais; proposta visa reduzir para 60 anos.

18/05/2025 6h09

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A proposta de lei 461 de 2025 visa diminuir de 70 para 60 anos a idade mínima para que haja o aumento de pena de 1/3 quando o crime de estelionato for praticado contra idosos ou pessoas vulneráveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Câmara dos Deputados, a proposta foi apresentada pela deputada Ely Santos (Republicanos-SP) e modifica o Código Penal.

A deputada afirma que o Código Penal estabelece essa proteção apenas para pessoas com 70 anos ou mais, mas a legislação brasileira já reconhece como idoso aquele que tem 60 anos ou mais, conforme o Estatuto do Idoso.

LEIA TAMBÉM:

Em atenção à maior vulnerabilidade de indivíduos com mais de 60 anos a fraudes e golpes financeiros, é fundamental ajustar a legislação penal, assegurando maior proteção a essa população, afirma Ely Santos.

Próximos passos

A proposta será avaliada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituição e Justiça; e de Cidadania. Posteriormente, será votada pelo plenário. Para se tornar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações da Câmara dos Deputados.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.