Deputados protocolam projetos de lei para vedar o atendimento de “bebês reborn” no SUS

Parlamento busca mecanismos de controle e estabelece iniciativas de apoio para indivíduos com dependência emocional em relação a brinquedos.

16/05/2025 15h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Três projetos de lei foram apresentados para estabelecer restrições aos bebês reborn, também conhecidos como bonecos ultra realistas. A proposta é vedar o atendimento em unidades de saúde públicas privadas e a concessão de filas preferenciais, entre outros benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto do deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL), de Minas Gerais, propõe a proibição de atendimentos hospitalares a simulações.

Já se propõe que seja considerada infração administrativa o uso desse tipo de boneco ou de qualquer outro objeto ou artifício que simule a presença de criança de colo, para receber ou usufruir de benefícios.

LEIA TAMBÉM:

O parlamentar propõe a aplicação de multa para a infração, com valores que podem variar de cinco a 20 salários mínimos, sendo o valor dobrado em caso de reincidência. Os recursos obtidos com as multas serão destinados a fundos destinados à primeira infância.

Nos ambientes digitais, indivíduos compartilham suas vidas com bonecas reborn, frequentemente dotadas de nomes e até mesmo de registros. Os relatos imitam o comportamento de bebês verdadeiros, incluindo momentos de choro e alimentação com mamadeira, e até mesmo consultas médicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dependência e ajuda psicológica

Um novo projeto, em fase final de fiscalização e imposição de multas, propõe a definição de critérios para o acolhimento psicossocial de indivíduos com forte vínculo afetivo com bonecas reborn e outros objetos que representam seres humanos.

A proposta da deputada Rosângela Moro (União-SP) sugere a implementação de uma política pública para que o atendimento seja conduzido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.