Derrite planeja saída, mas fontes contestam insatisfação de Tarcísio
O secretário estadual da Segurança Pública deseja concorrer ao Senado em 2026 e planeja retomar seu mandato de deputado federal ainda em 2024.

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), deve deixar o cargo até o final de 2025. A saída, segundo seus aliados, visa possibilitar que ele reassuma a cadeira de deputado federal e se prepare para concorrer ao Senado em 2026.
O jornal Folha de S.Paulo e a CNN confirmaram que a saída antecipada estava prevista.
A movimentação emana do próprio Derrite. Em vídeo publicado na rede social X, o secretário afirmou que existe sim a possibilidade de “retorno antecipado” ao Congresso Nacional e fez questão de negar qualquer insatisfação por parte do governador. “Quem está descontente comigo é o crime organizado”, disse.
Leia também:

Janja declara envio de ajuda humanitária do Brasil à Faixa de Gaza e critica países ricos

Ciro Gomes deixa o PDT e avalia PSDB e União como novas opções políticas

Zanin derruba lei de desoneração, mas mantém reoneração gradual em decisão crucial
A declaração foi feita após a repercussão de reclamações atribuídas ao Palácio dos Bandeirantes. Derrite, contudo, negou atritos e tratou o possível retorno à Câmara como natural.
Segundo fontes próximas ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a decisão está sendo construída em comum acordo e negam qualquer insatisfação com o secretário. Argumentam que, se houvesse desconforto, a substituição teria ocorrido de forma imediata — e não projetada para o final do ano.
Interlocutores do Palácio afirmam que Derrite já havia manifestado o desejo de sair antes do prazo legal de desincompatibilização, que é abril de 2026. A avaliação dentro do governo é que, como parlamentar, ele terá mais liberdade para defender pautas nacionais de direita, inclusive ligadas à segurança, sem as restrições do cargo.
A nomeação do sucessor ainda não está em discussão formal. Espera-se uma transição gradual, sem impactos significativos na área, que é vista como estratégica na gestão Tarcísio.
Derrite assumiu a secretaria em janeiro de 2023. Eleito deputado federal em 2022, com mais de 239 mil votos, trocou o PL pelo PP, partido pelo qual deve disputar o Senado com o apoio do governador e do presidente da sigla, senador Ciro Nogueira (PI).
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)