Descubra 9 fatos surpreendentes sobre os ursos polares

Ursos polares, gigantes de gelo, conseguem sobreviver em ambientes hostis.

05/05/2025 20h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Os ursos-polares (Ursus maritimus) são mamíferos carnívoros que habitam exclusivamente as regiões geladas do Ártico. Reconhecidos como os maiores carnívoros terrestres do planeta, esses animais impressionam tanto pelo tamanho físico – que pode ultrapassar os 2,5 metros em porte –, quanto por sua capacidade de sobreviver em condições extremamente frias e desfavoráveis. Com sua pelagem branca, eles se camuflam entre os blocos de gelo, tornando-se caçadores eficientes e discretos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abaixo, algumas curiosidades sobre os ursos-polares!

A pele é negra, porém o pelo aparenta ser branco.

A pelagem do urso polar aparenta ser branca, porém seus pelos são translúcidos e refletem a luz, gerando a impressão de branco como estratégia de camuflagem na neve. Por baixo dessa pelagem, a pele do animal é preta, auxiliando na absorção do calor solar, o que representa uma vantagem térmica em regiões com temperaturas que podem atingir -40°C. Essa combinação é uma das principais adaptações à vida no Ártico.

LEIA TAMBÉM:

Acesse a reportagem completa no Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.