Entretenimento

Descubra os brasileiros vencedores do Grammy Latino 2023


Descubra os brasileiros vencedores do Grammy Latino 2023
(Foto Reprodução da Internet)

O Grammy Latino 2023 premiou diversos artistas e discos da indústria fonográfica latina na tarde deste quinta-feira (16). Entre as categorias de artistas brasileiros, ganharam nomes como Marília Mendonça e Tiago Iorc.

Está acontecendo agora a 24ª edição do evento, transmitido ao vivo de Sevilha, na Espanha. A premiação terá os apresentadores brasileiros Anitta e Tiago Iorc.

Continua depois da publicidade

O Grammy Latino tem categorias específicas para música em português, como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo, Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa, Melhor Álbum de Música de Raízes, Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, Melhor Canção, Melhor Álbum de Música Sertaneja, Melhor Álbum de Samba/Pagode, Melhor Álbum de Música Popular Brasileira e Melhor Álbum de Música Cristã.

Confira a lista de brasileiros que ganharam o Grammy Latino 2023:

Marília Mendonça foi honrada no Grammy deste ano com uma homenagem após sua morte. O prêmio foi para o álbum “Descobertas Reais”, lançado em maio de 2023.

Continua depois da publicidade

Tiago Iorc venceu na categoria de Melhor Parceria com a música “Tudo O Que A Fé Pode Tocar”, feita em colaboração com Duda Rodrigues. Na mesma categoria também estavam concorrendo as músicas “Algoritmo íntimo” de Criolo e Ney Matogrosso, “Do Acaso” de Alice Caymmi com Chico César, “Num Mundo de Paz” de Djavan e “Que Tal Um Samba?” de Chico Buarque.

A cantora Xênia França ganhou o prêmio na categoria com o álbum “Em Nome da Estrela”. Esse é o terceiro disco da cantora baiana, lançado em 2022, depois do disco “Xenia”. Quando subiu ao palco, ela agradeceu em espanhol e dedicou o prêmio ao universo, a Deus, aos orixás Exu e Oxum e à sua família.

A cantora do Pará ganhou o prêmio com o seu álbum “TecnoShow”. Ao agradecer, ela destacou que é uma artista da floresta amazônica brasileira e que faz música da periferia do Pará. Ele falou que a nomeação foi a terceira e que agora está feliz por receber o prêmio. Ela reconheceu que a música é uma raiz brasileira. Viva o tecnobrega, viva a música brasileira do Pará!

Nessa categoria, também estavam concorrendo os seguintes álbuns: “Raiz”, do João Gomes; “Elba Ramalho No Maior São João do Mundo”, da Elba Ramalho; “Do Amanhã Nada Sei”, do Almir Sater; “Erva Doce”, do Gabriel Sater; e “Portuguesa”, da Carminho.

Por “Negra Ópera”, Martinho da Vila levou a categoria que enaltece o samba na apresentação. Ele não estava presente no evento, então a cantora Simone, que estava apresentando a categoria, agradeceu em nome dele. “É uma pessoa que eu amo, um compositor fabuloso brasileiro, faz coisas deslumbrantes”, disse. “Você realmente arrebentou!”

A música “Distopia” levou a categoria em que também concorriam Àttøøxxá e Carlinhos Brown com “Da Favela Pro Asfalto”; Giulia Be com “Aviso de Amigo”; Iza com “Fé” e Filipe Ret, Dallas e Caio Luccas com “Good Vibe”.

O álbum “Jardineiros” fez com que o grupo recebesse um prêmio. O Planet Hemp recebeu o prêmio das mãos do Criolo logo após o grupo ganhar o prêmio de “Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa”, então, com dois prêmios naquela noite.

 


🔥 Recomendado para voçê 🔥