Descubra qual será o salário do papa Leão XIV ao assumir a liderança do Vaticano

O pontífice também terá despesas ordinárias, como outros líderes mundiais.

09/05/2025 10h37

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O cardeal Roberto Prevost foi eleito como novo líder da Igreja Católica, adotando o nome Leão XIV para o seu papado, em 8 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao assumir o cargo de líder da Igreja Católica, Leão XIV recebe responsabilidades religiosas, bem como as do Vaticano como um país.

Assim como outros líderes, o Papa possui despesas regulares.

LEIA TAMBÉM:

Diversos fiéis, ao longo dos anos, solicitaram à Igreja Católica informações sobre o pagamento do antecessor de Francisco, que faleceu em abril.

A resposta surpreendeu e foi inesperadamente agradável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No documentário “Amém: Perguntando ao Papa”, de 2023, Francisco revelou que, ao contrário do que muitos acreditam, ele não recebe remuneração.

Quando necessitava de dinheiro para adquirir sapatos ou itens semelhantes, solicitava. Não possuía um salário, porém não se preocupava com isso, pois sabia que seria alimentado de graça, comentou ele na época.

Apesar de possuir um cargo de destaque e desempenhar uma função de grande responsabilidade na Igreja Católica, os papas não recebem remuneração regular.

Essa prática remete à tradição que o próprio pontífice segue, de simplicidade e humildade, associada aos votos de pobreza que fez ao ingressar na Companhia de Jesus.

O porta-voz do Vaticano esclareceu que o papa nunca recebeu um salário fixo, após especulações em 2001 sobre um pagamento a João Paulo II.

Apesar de não receber remuneração, os chefes de estado da igreja católica possuem despesas pessoais, incluindo moradia e alimentação, integralmente cobertas pelo Vaticano.

O Rei XV também administrará um fundo destinado à caridade, que é utilizado para apoiar causas e pessoas necessitadas em todo o mundo.

Uma ilustração disso foi a doação de meio milhão de dólares ao fundo Peter’s Pence, que apoia milhares de pessoas no México, realizada por seu predecessor.

Essa ação, assim como não receber um salário, reflete a ideia de que a missão de um papa não é guiada por interesses financeiros, mas pela generosidade e pelos princípios de serviço e humildade, ecoando a vida de Jesus, que também não recebia qualquer compensação financeira por suas ações.

Fonte: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.