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Descubra tudo sobre a BYD, a marca da China de carros elétricos


Descubra tudo sobre a BYD, a marca da China de carros elétricos
(Foto Reprodução da Internet)

A BYD, uma montadora da China, se tornou a líder mundial em vendas de veículos elétricos (VE) no final do ano passado, surpassando a Tesla. Foi uma conquista impressionante para a empresa.

Pela primeira vez nos últimos três meses de 2020, a BYD vendeu mais carros totalmente elétricos do que a Tesla. Além disso, ela também conseguiu reduzir a vantagem de vendas da empresa de Elon Musk ao longo do ano inteiro.

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Então, como explicar o crescimento tão rápido de um fabricante chinês de baterias pouco conhecido, que se tornou o maior rival da Tesla?

Um enorme gigante que está dormindo

A BYD foi criada em 1995 por Wang Chuanfu na cidade de Shenzhen, na China. Wang, que ainda é o CEO da empresa, escolheu o nome BYD sem um significado específico. Ele optou por um nome “diferente” para se destacar das outras startups.

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É o maior produtor de veículos elétricos da China e exporta táxis eléctricos, ônibus e outros veículos para o resto do mundo, incluindo Europa, América do Sul, Sudeste Asiático e Médio Oriente. Ao contrário da Tesla (TSLA), também fabrica híbridos plug-in.

BYD é a líder em vendas de veículos elétricos em Israel e na Tailândia, que são seus principais mercados internacionais.

Os carros mais populares da empresa são o Qin e o Song. O Qin é um sedan compacto que pode funcionar com eletricidade ou como híbrido plug-in. Já o BYD Song é uma linha de SUVs compactos.

A BYD é conhecida por ter carros mais baratos do que a Tesla, o que fez com que ela conseguisse conquistar mais consumidores. Na China, seu modelo mais simples é vendido por cerca de US$ 10 mil, enquanto o Tesla Model 3 mais barato custa mais de US$ 32.000.

Os automóveis de passageiros da BYD ainda não estão disponíveis nos Estados Unidos. Mas seus ônibus elétricos – fabricados em Lancaster, Califórnia – são vendidos no país.

Fabricado na China.

Wang, um engenheiro, mudou-se para Shenzhen, na China, no início da década de 1990 para dirigir um negócio de fabricação de baterias para um instituto de pesquisa governamental com sede em Pequim, de acordo com seu currículo oficial nos registros da empresa.

Naquela época, os trabalhos no governo da China eram chamados de “tigelas de arroz de ferro”, um termo popular para um emprego garantido para a vida toda. No entanto, Wang não demorou muito para desistir e começou sua própria empresa, a BYD.

O começo do seu empreendimento coincidiu com o momento em que a China abriu a sua economia para o mundo. O líder da época, Deng Xiaoping, estabeleceu uma área especial em Shenzhen para incentivar empresas a se instalarem na cidade. Isso aconteceu porque a cidade tinha políticas econômicas mais liberais e oferecia mão de obra e terrenos a preços mais baixos.

Em 1997, Wang expandiu sua pequena oficina e a transformou em uma fábrica que produzia baterias para celulares de tamanho médio. A empresa tinha um faturamento anual de mais de 100 milhões de yuans (US$ 14 milhões ou R$ 68 milhões).

Neste ano, a crise financeira asiática trouxe uma chance de crescimento, já que a diminuição dos preços das baterias fez com que muitos concorrentes saíssem do mercado. De acordo com o jornal Southern Weekly, a empresa de Wang conseguiu se manter graças à sua vantagem de custos.

Em 2003, a empresa BYD se tornou a maior produtora mundial de baterias de níquel-cádmio, que são muito utilizadas em celulares.

Apoiado por Buffett

Mas Wang tinha ambições maiores. Ele viu a oportunidade de crescimento dos veículos elétricos e decidiu entrar na indústria automotiva em 2003. Comprou uma fábrica estatal em Xi’an por 269 milhões de yuans (quase R$ 187 milhões).

Essa decisão surpresa deixou os investidores estratégicos da empresa chateados e fez com que as ações da empresa em Hong Kong caíssem 21%. No entanto, Wang não se abalou e continuou firme em sua postura.

Segundo a Beijing Business Today, ele está confiante no futuro dos carros elétricos e disse isso após a queda no preço das ações.

Apenas cinco anos depois, em 2008, Wang foi justificado quando recebeu um investimento de 230 milhões de dólares do seu financiador mais famoso, Warren Buffett, que pagou cerca de 1 dólar por ação por uma participação de cerca de 10%. Esse voto de confiança ajudou a impulsionar as ações da empresa em até 1.370% no ano seguinte.

A empresa BYD lançou seu primeiro carro híbrido plug-in no final de 2008. Desde então, a BYD se destacou como fabricante de carros elétricos, em parte graças ao apoio do governo da China à indústria automobilística.

Buffett tem diminuído sua participação na BYD desde 2022 e conseguiu obter lucros significativos. Segundo a Berkshire Hathaway de Buffett, ela detinha quase 8% da BYD no final de outubro, o que agora equivale a 18,28 mil milhões de dólares de Hong Kong (aproximadamente 2,3 bilhões de dólares).

Competindo com a Tesla

A BYD é líder no mercado de carros elétricos na China desde 2015, quando superou seus concorrentes locais e internacionais no maior mercado automotivo do mundo. Uma das principais vantagens da BYD em relação à Tesla, a segunda maior empresa no mercado chinês, é o preço mais baixo.

Os quatro modelos da Tesla – o Modelo 3, o Modelo Y, o Modelo S e o Modelo X – têm preços que variam de US$ 40.000 a US$ 120.000 nos Estados Unidos. Na China, o modelo Tesla mais barato, o Modelo 3 básico, tem um preço inicial de 229.900 yuans (US$ 32.375, ou seja, mais de R$ 157 mil). Ele tem um alcance de 272 milhas com carga total e uma velocidade máxima de 140 milhas por hora.

O BYD Seagull custa 73.800 yuans na China. Ele chega até 81 mph e tem duas opções de bateria: uma com alcance de 190 milhas e outra com alcance de 251 milhas.

Em 2022, o ANCAP, Programa de Avaliação de Novos Carros da Australásia, classificou positivamente os carros elétricos Modelo Y da Tesla e Atto 3 da BYD, dando a ambos uma classificação de cinco estrelas em segurança.

Fabricando suas próprias baterias

Desde 2020, a BYD vem fabricando suas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), as “Blade Batteries”, para uso em seus próprios carros e para venda a outras montadoras, como a Toyota.

A empresa afirma que a bateria em forma de lâmina é mais fina e dura mais do que as células convencionais de ferro-lítio e, portanto, pode maximizar o uso do espaço disponível dentro da bateria. Também é menos provável que pegue fogo mesmo quando estiver gravemente danificado, de acordo com a BYD.

Segundo a mídia alemã, a Tesla possivelmente utiliza baterias da BYD Blade em seus carros Y fabricados na Gigafábrica de Berlim.

Em março de 2023, Elon Musk negou uma notícia da mídia de que a Tesla ia parar de trabalhar com a BYD no fornecimento de baterias.


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