Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo é denunciado pela Procuradoria-Geral da República por esquema de venda de sentenças
Ivo de Almeida estava afastado do cargo no Tribunal de Justiça de São Paulo após operação da Polícia Federal.
O ministro Ivo de Almeida, afastado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), teve denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Ivo é acusado dos crimes de corrupção passiva, associação criminosa, lavagem de dinheiro e exercício da advocacia administrativa, em um suposto esquema de venda de decisões judiciais.
Ademais de Ivo, a Promotoria denunciou outras quatro pessoas, entre elas o filho do magistrado. Na denúncia, o filho era sócio de uma incorporadora formada para ocultar a origem do valor recebido pelo pai.
Leia também:
Senado aprova 530 novos cargos em STF e STJ; R$ 25 milhões em impacto
Alfredo Gaspar recusa visita a Bolsonaro por prioridade na comissão
Dino: Execução de emendas só após cumprir regras federais
Em junho do ano anterior, o desembargador foi o principal alvo da Operação Churrascada, da Polícia Federal, na investigação sobre o esquema de venda de sentenças judiciais.
Na ocasião, os investigadores descobriram um depósito de R$ 641 mil destinado à empresa do filho do magistrado. A Polícia Federal apurou que o dinheiro se tratava de propina.
A defesa do desembargador, através do advogado Âtila Machado, declarou que a denúncia é um caso “completamente absurdo”.
A defesa argumenta que a inexistência das condutas imputadas se comprova pelo próprio conjunto de testemunhas indicadas pela acusação: nenhuma pessoa relacionada aos fatos acusados, apenas policiais federais que conduziram uma investigação totalmente tendenciosa e que nunca presenciaram “atos”, pois estes nunca ocorreram.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)