A 22ª edição da Jornada de Agroecologia inicia nesta quarta-feira (6), com uma grande Marcha por Terra, Teto e Agroecologia pelo centro da capital. A concentração começará às 8h, com café da manhã ecológico compartilhado na Praça Santos Andrade. A caminhada terá início às 9h, em direção à Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), onde haverá uma sessão solene no plenário da Casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A procissão reunirá as comitivas que participam da 22ª Marcha, com agricultores, trabalhadores da economia solidária, ativistas de movimentos e organizações populares do campo e da cidade, artistas e defensores da agroecologia de todas as regiões do Paraná.
O apoio à agroecologia, o direito à moradia e ao trabalho digno são entre as principais demandas da mobilização. Junto a isso, estão as lutas pela diminuição da jornada de trabalho sem redução salarial, pelo fim da escala 6×1, pela taxação dos super-ricos, e contra o Projeto de Lei (PL) 2.159/2021, que estabelece a Lei Geral de Licenciamento Ambiental, denominado por movimentos populares e ambientalistas como “PL da Devastação”, devido a diversos retrocessos ambientais que acarreta.
LEIA TAMBÉM!
Será uma marcha com grande riqueza cultural, musical, coreográfica, com ritmos diversos, que contesta o modelo do agronegócio, dos químicos, dos venenos, e que anuncia uma agricultura com alimentos saudáveis, com cuidado da natureza, dos rios, e com muito ar puro, afirma Roberto Baggio, integrante da direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da coordenação da Jornada.
Após a caminhada, o público participa da sessão solene em homenagem à Jornada de Agroecologia, no plenário, prevista para ocorrer das 10h às 12h. Confirmadas as presenças de deputados da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária e também do presidente da Assembleia.
Durante a tarde, a programação da Jornada prossegue no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Jardim das Américas, até o domingo, dia 10 de agosto. A edição deste ano contará com mais de 50 seminários, oficinas e conferências, além de aproximadamente 20 atrações culturais. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Verifique aqui a programação completa.
Fonte por: Brasil de Fato