Empresa Oferece Incentivo Financeiro para Funcionários Voltar ao Escritório
Em um cenário onde muitas empresas ainda avaliam estratégias para motivar o retorno de seus funcionários aos escritórios, a Deskbee, plataforma de gestão de espaços corporativos, adotou uma abordagem inovadora: pagou para ver. Em parceria com a Stay, empresa de benefícios corporativos, a Deskbee criou um benefício que aumenta em 50% a contribuição para a aposentadoria de quem optar pelo modelo presencial.
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O sistema, que utiliza o aplicativo Deskbee, contabiliza os dias em que o profissional passa pelo menos sete horas na sede e faz o check-in, enviando a informação para a Stay, responsável pelo plano de previdência empresarial.
Funcionamento do Programa
O programa funciona da seguinte forma: se um colaborador investe R$ 100 por mês para garantir sua aposentadoria, a empresa complementa com R$ 50. Segundo Mário Verdi, CEO da Deskbee, essa iniciativa alcançou 90% de adesão entre os funcionários, elevando em 22% a frequência média de idas presenciais e contribuindo para uma melhora de 15% nos índices de retenção de talentos.
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Foco no Futuro e Economia
A iniciativa da Deskbee se alinha a uma preocupação macroeconômica: a busca por alternativas à previdência pública, que enfrenta pressões em diversos países. Tsai Chi-Yu, CEO da Stay, explica que a proposta oferece uma alternativa mais garantida, especialmente em formato de benefício corporativo.
Além disso, a estratégia acompanha o movimento global de retorno ao escritório, conforme apontado pelo relatório CEO Outlook da KPMG, que prevê um retorno total aos escritórios para 83% dos CEOs em três anos.
Origem e Evolução da Deskbee
A história da Deskbee começou com Mário Verdi, que antes atuava no design, com foco em projetos de identidade visual e sinalização urbana. Essa experiência o levou a explorar ferramentas digitais para organizar cidades, o que resultou em um produto que foi vendido na Suíça, gerando uma receita de cerca de R$ 6 milhões.
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Com essa experiência, Verdi buscou um problema mais específico para atacar com tecnologia, focando na gestão de facilities, inicialmente atendendo prestadores de serviços e, posteriormente, grandes empresas. A pandemia de COVID-19 impulsionou o crescimento da Deskbee, que saltou de 20 para 100 e depois para 200 clientes em um curto período, atendendo empresas como Raízen, XP, Renault e Volkswagen.
Novas Funcionalidades e Impacto
Além da reserva de mesas e salas, a Deskbee expandiu sua plataforma para incluir um serviço de caronas corporativas, que conecta motoristas e colegas de trabalho por meio de um aplicativo. Um exemplo citado por Verdi é um evento recorrente do Santander, que reduziu o consumo de combustível em mais de uma tonelada por edição.
A plataforma também permite reservar vagas de estacionamento, refeitório, transporte fretado e até itens específicos do escritório, como equipamentos e salas para serviços de massagem e yoga. O objetivo é consolidar em um único sistema a gestão do espaço físico e dos recursos que sustentam o trabalho híbrido, além de coletar dados para desenhar políticas mais flexíveis.
