Despesas com viagens ao exterior alcançam patamar elevado há onze anos

Dados referentes a viagens no primeiro semestre de 2025; gastos de estrangeiros no Brasil atingem recorde, aponta o Banco Central.

25/07/2025 9h59

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Os gastos de brasileiros em viagens internacionais atingiram US$ 10,2 bilhões no primeiro semestre de 2025. Esse valor representa um aumento de 10,8% em comparação com o mesmo período de 2024 e é o maior registrado nos primeiros seis meses do ano desde 2014.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações estão registradas no relatório “Estatísticas de Contas Externas” do BC (Banco Central), publicado nesta sexta-feira (25.jul.2025). Segue a íntegra do comunicado (PDF – 387 kB).

A pandemia de Covid-19 causou uma significativa diminuição das viagens internacionais em 2020, devido a restrições de entrada estabelecidas por governos para controlar a disseminação do vírus. Nos anos subsequentes, observou-se uma recuperação gradual, porém com oscilações e flutuações em função do surgimento de novas variantes e das adaptações das exigências sanitárias pelos países.

LEIA TAMBÉM:

A depreciação do real em relação ao dólar nos últimos anos também contribuiu para a diminuição dos gastos em viagens internacionais.

Em 2023, com a vacinação em larga escala e protocolos mais flexíveis, as viagens internacionais retomaram níveis próximos aos da pré-pandemia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estrangeiros no Brasil

A despesa com estrangeiros em viagens ao Brasil atingiu um recorde no primeiro semestre de 2025. Totalizaram US$ 4,2 bilhões de janeiro a junho, o maior valor desde o início da série histórica, em 1995. Aumento de 12,9% em relação ao mesmo período de 2024.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.