Despesas com viagens ao exterior alcançam patamar elevado há onze anos

Dados referentes a viagens no primeiro semestre de 2025; gastos de estrangeiros no Brasil atingem recorde, aponta o Banco Central.

25/07/2025 9:59

1 min de leitura

Despesas com viagens ao exterior alcançam patamar elevado há onze anos
(Imagem de reprodução da internet).

Os gastos de brasileiros em viagens internacionais atingiram US$ 10,2 bilhões no primeiro semestre de 2025. Esse valor representa um aumento de 10,8% em comparação com o mesmo período de 2024 e é o maior registrado nos primeiros seis meses do ano desde 2014.

As informações estão registradas no relatório “Estatísticas de Contas Externas” do BC (Banco Central), publicado nesta sexta-feira (25.jul.2025). Segue a íntegra do comunicado (PDF – 387 kB).

A pandemia de Covid-19 causou uma significativa diminuição das viagens internacionais em 2020, devido a restrições de entrada estabelecidas por governos para controlar a disseminação do vírus. Nos anos subsequentes, observou-se uma recuperação gradual, porém com oscilações e flutuações em função do surgimento de novas variantes e das adaptações das exigências sanitárias pelos países.

Leia também:

A depreciação do real em relação ao dólar nos últimos anos também contribuiu para a diminuição dos gastos em viagens internacionais.

Em 2023, com a vacinação em larga escala e protocolos mais flexíveis, as viagens internacionais retomaram níveis próximos aos da pré-pandemia.

Estrangeiros no Brasil

A despesa com estrangeiros em viagens ao Brasil atingiu um recorde no primeiro semestre de 2025. Totalizaram US$ 4,2 bilhões de janeiro a junho, o maior valor desde o início da série histórica, em 1995. Aumento de 12,9% em relação ao mesmo período de 2024.

Fonte por: Poder 360

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)