Detritos espaciais da SpaceX identificados no Brasil
Um fragmento do foguete Falcon 9, lançado em 2014, reentrou na atmosfera e gerou um clarão visível em Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

Moradores de cidades do norte de Minas Gerais relataram, na noite de quarta-feira (14.mai.2025), a observação de um objeto incandescente no céu. Vídeos compartilhados em redes sociais mostravam o que parecia ser uma “bola de fogo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), o evento foi causado por um fragmento do foguete Falcon 9, lançado em 2014 pela SpaceX, empresa de Elon Musk. O objeto retornou à atmosfera terrestre após quase 11 anos em órbita.
A “bola de fogo” foi vista principalmente nas cidades do norte de Minas Gerais, além de relatos de avistamento na Bahia e no Distrito Federal.
LEIA TAMBÉM:
● Deputado, que também é delegado, efetua a prisão de quatro suspeitos de assalto
● A Inmet aponta que a semana atualizada terá temperaturas mais baixas no sul do Brasil
● Mega-Sena sorteará prêmio estimado em 3,5 milhões de reais neste sábado
O astrônomo Renato Las Casas, da UFMG, declarou ao g1 que é improvável que o fenômeno tenha sido causado por um meteoro, considerando que o objeto apresentava baixa velocidade. Ele acredita que o mais provável é que se trate de lixo espacial.
Os meteoroides originam-se de grandes distâncias e penetram na atmosfera em altas velocidades. O objeto em questão apresentava velocidade reduzida, semelhante à de detritos espaciais, que podem variar desde parafusos até satélites ou fragmentos de foguetes, conforme declarado por Las Casas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O astrônomo declarou que o atrito com a atmosfera causou o superaquecimento do fragmento, que entrou em combustão e se desintegrou parcialmente na reentrada.
De acordo com Bramon, o objeto percorreu aproximadamente 1.500 quilômetros em aproximadamente 4 minutos, com uma velocidade estimada entre 6 km/s e 7 km/s.
O Falcon 9 é um foguete reutilizável desenvolvido para transportar cargas para o espaço. O fragmento que causou o evento teria se soltado durante o lançamento de 2014, permanecendo em órbita até sua reentrada nesta semana.
Alguns vídeos de cidadãos:
Bola de fogo vista no céu de Brasília.
Astronomiaum (@astronomiaum) 14 de maio de 2025
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) afirma que a bola de fogo vista em Brasília hoje é lixo espacial.
Astronomiaum (@astronomiaum) 15 de maio de 2025
Foi avistada uma bola de fogo no céu em diversas regiões do Brasil.
O geofísico Sérgio Sacani @SpaceToday1 publicou em sua rede social (X/Twitter) que, ocasionalmente, fragmentos de foguetes, satélites desativados ou partes de estágios superiores retornam à atmosfera da Terra.
Blitz RJ Oficial (@blitzRJoficial) 15 de maio de 2025
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) informou que o fenômeno luminoso observado no Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia e Goiás foi a reentrada de detritos espaciais na atmosfera terrestre.
Renato Souza (@reporterenato) 15 de maio de 2025
“Bola de fogo” vista no céu da região da divisa entre Bahia e Minas Gerais é pedaço do foguete “Falcon 9” da #SpaceX #meteoro #meteorito
Blog do Marcelo (@blogdomarcelo) 15 de maio de 2025
Fonte: Poder 360